INSEGURANÇA: COMO TER MAIS CONFIANÇA EM SI MESMA E ALCANÇAR O SUCESSO COM 5 DICAS

 INSEGURANÇA: COMO TER MAIS CONFIANÇA EM SI MESMA E ALCANÇAR O SUCESSO COM 5 DICAS

Você acha que não está conquistando nada na vida porque se sente incapaz? Sentir insegurança é algo considerado normal, especialmente quando temos que enfrentar qualquer desafio ou uma nova situação. Insegurança é um sentimento de mal-estar geral ou nervosismo que pode ser desencadeado pela percepção de uma situação entendida como alarmante ou perigosa de alguma forma, esse sentimento traz a sensação de que não é capaz de enfrentar uma situação ou um problema. 

A insegurança faz se sentir que não será capaz de realizar algo em sua vida, ou medo de arriscar-se e buscar por novas experiências.

O sentimento de incapacidade é algo muito recorrente na vida das pessoas, tendo consequência nos mais diversos aspectos de nossas vidas, e cada vez mais presente em nosso dia a dia. As raízes que sustentam o sentimento de insegurança aparecem na forma de diversas crenças limitantes. Então, essas crenças limitantes são aquelas ideias ou pensamentos em que acredita fielmente que não é capaz ou não merece, te impedem de crescer, experimentar novas oportunidades e viver com qualidade. Elas são construídas ao longo da sua vida, a partir de experiências negativas no passado ou vivências atuais.

Uma pessoa que é insegura não tem confiança em seu próprio valor e em sua capacidade, não tem confiança em si mesma ou em outros, ou teme que um estado positivo presente seja temporário e irá decepcioná-la e causar-lhe perdas ou sofrimento no futuro. O medo da mudança é apenas um dos medos que está relacionado com o sentimento de incapacidade. Geralmente é esse medo que faz com que esse sentimento de incapacidade apareça, quando quer modificar algo em sua vida, pode sentir medo, como uma mudança de emprego ou de relacionamento.



Nesse caso, o medo da mudança pode fazer com que o sentimento de incapacidade apareça, como pode sentir-se incapaz de mudar, pois está com medo da mudança, claro que tomar uma nova direção na vida requer coragem, mas também planejamento. A mudança mexe com vários aspectos da sua vida, porque antes dela existia a rotina e, também todo um planejamento. Logo de início, muitos têm dificuldade em se adaptar a essas novas experiências, medo de começar algo novo, querendo ou não, no início será desconfortável.

5 Dicas para superar a insegurança e partir para a ação.

1- Fortaleça sua autoestima. Analise como está sua autoestima, perceba como se vê, se reconhece, quais são as suas expectativas. Enfrentar esse medo e perceber que para sair da insegurança é preciso mudar sua forma de pensar e agir. Ter uma postura positiva com relação a si mesma como pessoa, com relação às próprias capacidades e desempenho, inclui as convicções de sentir-se capaz de lidar com situações difíceis e ter reações flexíveis, tornar-se atenta e consciente das próprias emoções, sentimentos, sensações e necessidades.

2 - Busque o autoconhecimento. Procure conhecer a si mesma, sua história, sua personalidade, qualidades, seus pontos fortes e também suas fraquezas, como se relaciona e se comporta em relação ao fato de sentir-se insegura. Evite repetir inseguranças antigas, quando na verdade, a realidade já não é mais a mesma. Acredite que é merecedora de ser feliz e conquistar seus sonhos, concentre-se nos seus objetivos pessoais, foque na sua experiência e nos seus potenciais. Lembre-se, até mesmo as pessoas mais confiantes, às vezes, se sentem inseguras em algumas situações.

3 - Identifique as suas inseguranças. Faça uma lista com as situações que vive e que desperta a insegurança. É preciso que reconheça a insegurança que possui. Quais são as questões da sua vida que mais causam esse sentimento de insegurança? Em que momentos ele ocorre? Refletir e responder a essas perguntas permitirá que lide com a insegurança, em vez de negá-la. Pensar que é impossível sair de seus problemas é uma forma de autossabotagem. Se tem um sonho ou um objetivo, deve pensar como alcançá-lo.

4 - Abandone a crença de ser perfeito. Perfeição não existe. O perfeccionismo é alimentado por seu medo de cometer um erro. Esse medo pode impedir de fazer a transformação que tanto deseja. Perceba quantas vezes deixou de realizar algo por medo, por não sentir que era capaz. Pense quais foram os pensamentos que te limitaram. Pense como essas crenças limitantes nasceram ou quem disse que você não é capaz. Relembre momentos que foi vitoriosa e vá desconstruindo cada uma dessas crenças que paralisam sua vida.

5 - Recupere a confiança em si mesma. Aceite que tem dúvidas e não se preocupe com as coisas que te fazem duvidar de si mesma, e busque uma alternativa para avançar. Se estiver com dificuldade para enxergar suas qualidades e de se comprometer com um objetivo, dê o primeiro passo na próxima oportunidade, é preciso que a primeira atitude autoconfiante seja tomada, para que isso se torne um hábito. Acredite em si mesma, quando começar a acreditar que pode, poderá construir a vida que deseja.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA - CARTAS A UM JOVEM TERAPEUTA

VOCÊ É CAPAZ DE VIVER UMA TRANSFORMAÇÃO

ASSUMA UM COMPROMISSO COM VOCÊ MESMO!