4 FORMAS DE VENCER O DESÂNIMO E O ABATIMENTO QUE ROUBA A MOTIVAÇÃO E A ALEGRIA DE VIVER.

 4 FORMAS DE VENCER 
O DESÂNIMO E O ABATIMENTO 
QUE ROUBA A MOTIVAÇÃO 
E  A ALEGRIA DE VIVER.

A motivação te faz começar qualquer projeto que queira, mas é a disciplina que te faz continuar e alcançar seus objetivos dia após dia, mas fazer constantemente as mesmas coisas, às vezes, pode se tornar cansativo, manter focado e ter disciplina se torna difícil, daí bate aquele desânimo que dá vontade de desistir de tudo, chutar o balde e fazer outra coisa. Você já deve ter se sentido assim. Isso acontece com quase todo mundo que está lutando por um objetivo e vê suas forças se esgotarem, seja por desmotivação, falta de resultados ou dificuldades no meio do caminho.

O que fazia com prazer e entusiasmo, agora já não tem mais graça, mas saiba que esses momentos são passageiros e que com o tempo a gente aprende a contornar essas situações e retomar a motivação de antes. Um dia de desânimo continua sendo um dia de vida, convém não desperdiçar, entenda que o desânimo pode ser o sinal de que alguma coisa precisa mudar. Se o desânimo te visita com regularidade, entenda que pode ser um sinal de que algo precisa mudar. Ao sentir-se desmotivado, você perde toda a perspectiva, levando a problemas como: mau desempenho no trabalho ou compromete os relacionamentos.

Quando se está deprimido por conta do desânimo, é preciso reavaliar sua vida como um todo e perguntar-se como o seu tempo está sendo gasto, e o que está sendo feito para nutrir a sua autoestima. Inclusive, quando estamos desanimados a tendência é de tomar atitudes ruins. Desânimo é o resultado do conflito sentido entre expectativas e um acontecimento que parece diminuir as chances dessas expectativas se concretizarem. Trata-se de uma resposta emocional! Desânimo é um estado de quem se mostra desestimulado e sem motivação.

Às vezes é difícil apontar a causa do nosso desânimo. 

Mesmo sabendo que existem motivos concretos e que podem ser reconhecidos facilmente, problemas familiares, dificuldades financeiras ou problemas no trabalho, e na maioria das vezes esse sentimento surge “do nada”. E, esse tipo de desânimo que não se sabe ao certo de onde vem e por que, geralmente costuma ser o que mais demora a nos abandonar. Assim, quando esse sentimento de causa desconhecida aparece, geralmente nos questionamos sobre o que está gerando esse mal-estar.



Um desânimo repentino e sem motivo aparente nos pede para fazer uma auto-observação sobre como e quando nos sentimos desanimados. Quais os pensamentos recorrentes? O que tem assombrado? Quase tudo o que nos faz sentir um desânimo repentino pode ser classificado em duas categorias: A criação mental fantasiosa. Tudo está indo razoavelmente bem, mas tememos que algo de ruim nos aconteça de repente e “caíamos em desgraça”. A ampliação exagerada de um problema. Temos um problema que é real, mas adicionamos a ele complicações e medos imaginários que o tornam muito pior do que ele realmente é.

É claro que existem desânimos cuja causa é concreta e facilmente reconhecida. Se, por exemplo, perdemos o nosso emprego, problemas familiares ou uma doença, temos razões objetivas para desanimar e entristecer. Mas aqui estamos falando daquele tipo de desânimo que aparece “do nada”, sem uma razão clara. Quando este tipo de desânimo aparecer observe o que sente, e quais pensamentos estão circulando em sua mente. Esses pensamentos são realmente justificados? Seus conteúdos são verdadeiros?

Por mais difícil que seja sentir-se animado e disposto, é preciso ter atitude frente às dificuldades. A iniciativa de agir para mudar a própria realidade é algo individual, que depende unicamente de você.  E, para superar situações complicadas e dar adeus ao desânimo, você deve juntar forças e determinação para colocar em prática ações que farão toda diferença em sua vida e ter mais alegria e disposição. 

4 dicas para vencer o desânimo e o abatimento que te rouba toda motivação e a alegria de viver.

1- Faça planos de curto, médio e longo prazo: Muitas vezes, o desânimo vem de uma total falta de objetivos de vida. Tudo bem, nem todo mundo precisa ter certeza do que quer para o futuro. Mas traçar algumas metas e planos, ainda que pequenos, pode ser um ótimo estímulo para te tirar da inércia que a falta de ânimo traz. 

2- Dê uma pausa: Se você está fazendo alguma coisa e não está com a mínima vontade, pare e dê um tempo, mas também não largue para sempre, apenas dê uma pausa e retorne em seguida, depois de relaxar um pouco.

3- Visualize onde quer chegar: Nada nos motiva mais do que pensar e visualizar onde queremos chegar daqui a um tempo, pense no seu objetivo e se imagine alcançando-o, qual a sensação? Como você se sente? Realizado? Feliz? Faça esse exercício de visualização diariamente, isso vai te ajudar a manter o foco e a disposição para seguir em frente sem desistir. 

4- Pense na recompensa: Tão prazeroso quanto visualizar onde queremos chegar, é pensar na recompensa que teremos depois de tanto esforço, dedicação e trabalho, pois se estamos lutando para alcançar algum objetivo é porque ele vai nos trazer uma boa recompensa no futuro, somos o resultado de nossas escolhas, e elas podem nos trazer bons frutos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA - CARTAS A UM JOVEM TERAPEUTA

ASSUMA UM COMPROMISSO COM VOCÊ MESMO!

VOCÊ É CAPAZ DE VIVER UMA TRANSFORMAÇÃO