É PRECISO TER AMOR PRÓPRIO PARA VIVER MELHOR.
É PRECISO TER AMOR PRÓPRIO PARA VIVER MELHOR.
Você, provavelmente, já deve ter ouvido muito a respeito da importância de ser verdadeira e honesta. A verdade não requer apenas em ser honesta com outras pessoas, mas também envolve em ser verdadeira e honesta consigo mesma. Pautar suas ações e decisões com base naquilo que acredita é fundamental para se libertar e se curar de ideias limitantes e, assim conseguir ser autêntica e realizar seus objetivos com sucesso.
Há momentos que reconhecemos que estamos prontos para transformar nossa realidade, assim, efetivar uma mudança profunda em nossa vida.
Os dias passam, e aos poucos, nós nos pegamos cometendo os mesmos erros anteriores, é como se tivéssemos dado um grande salto para cair no mesmo buraco. Caímos em armadilhas criadas por nós mesmos. Nos autossabotamos, isso ocorre porque apesar de querermos mudar, nosso inconsciente ainda não nos permiti mudar! Em nosso íntimo, escutamos e obedecemos, sem nos darmos conta, ordens de nosso inconsciente geradas por frases que escutamos inúmeras vezes, quando ainda éramos crianças. Por exemplo: “Não fale com estranhos”, como a nossa mente foi programada para não falar com estranhos, cada vez que conhecemos uma nova pessoa nos sentimos ameaçados.
Num primeiro momento, o novo desafio em si pode ser desafiador, por isso nos atiramos em novas experiências e estamos dispostos a enfrentar a desconfiança. Mas, quando surgem as primeiras dificuldades que fazem com que nos sintamos incapazes de lidar com esse novo momento, percebemos em nós a presença desta parte inconsciente que discordava que nos arriscássemos em mudar de atitude: “Bem que eu já sabia que falar com estranhos era perigoso”. Cada vez que desconfiamos de nossa capacidade de superar obstáculos, cultivamos um sentimento de covardia interior que bloqueia nossas emoções e nos paralisa.
Muitas vezes, o medo da mudança é maior do que a vontade de mudar.
Por isso, enquanto busca soluções fáceis, se tiver resistência em rever seus erros e aprender com eles, a preguiça e o orgulho serão expressões do seu medo de mudar. Dificilmente percebe que se autossabota. Comece a observar as suas reações perante os acontecimentos, descubra o que te deixa feliz, o que te entristece, saiba o que gera cada emoção dentro de você. Assim, conseguirá expressar a sua verdadeira essência ao tomar decisões, definir metas, realizá-las e se relacionar com outras pessoas positivamente.
Ser verdadeira, envolver, reconhecer que, como todo ser humano, é falha e que isso não te faz inferior a ninguém. Ao admitir quando erra terá a oportunidade de aprender com aquilo e fazer diferente da próxima vez, aumentando suas chances de acerto. A coragem é um elemento fundamental para ser verdadeira, pois é ela que te dará motivação para se libertar do medo que tem de ser rejeitada e de não agradar, o autoconhecimento que te dará os elementos que precisa para desenvolver a autoconfiança e a segurança de viver uma nova vida.
Temos uma imagem idealizada de nós mesmos, que nos impede de sermos verdadeiros. Produzimos muitas ilusões a partir desta idealização. Muitas vezes, dizemos o que não sentimos de verdade. Isso ocorre porque não sentimos o que pensamos! Aprenda a sentir orgulho de você. Reflita a respeito de tudo o que viveu até aqui, incluindo as conquistas, as superações, os erros e acertos, o aprendizado e então, verá o quanto tem motivos para se orgulhar. Muitos confundem humildade com a necessidade de se autodepreciarem e se considerarem inferiores, isso não é questão de ser humilde ou não, mas sim de ter amor próprio e se valorizar.
Comentários