5 DICAS PARA AJUDAR A SI MESMO OU ALGUÉM QUE ESTÁ SE SENTINDO ANSIOSO

5 DICAS PARA AJUDAR A SI MESMO OU ALGUÉM QUE ESTÁ SE SENTINDO ANSIOSO

Às vezes, podemos ter pensamentos ansiosos, mas não significa que sejam verdadeiros. E, só porque tivemos um pensamento, não significa que vai acontecer, reconheça-os como pensamentos baseados em medos e inseguranças. É muito provável que em alguns momentos da vida você já teve que lutar contra algum tipo de ansiedade, e acalmar a sua mente preenchida por pensamentos ansiosos. Reconheça seus comportamentos e identifique com mais clareza seus pensamentos e, como eles impactam seu comportamento.


Os pensamentos ansiosos geram a ansiedade, porque podem causar preocupações excessivas, até mesmo levam a tensões ou medos em excesso. Enquanto esses pensamentos ansiosos permanecerem rondando a sua mente, eles interferem nas atividades e rotina diária, tomando seu tempo e até dificultando cumprir os compromissos. A pessoa acometida de pensamentos ansiosos sente uma grande perturbação, desordem, agitação. Palpitações cardíacas, falta de ar e batimentos cardíacos acelerados são apenas algumas das reações que ocorrem durante um ataque de pânico.


Como qualquer pessoa que sofre de ansiedade crônica sabe, você não pode controlar quando ocorre um ataque de pânico; e tentar controlá-lo, às vezes, pode piorá-lo. O maior medo de quem lida com a ansiedade é perder o controle em público, sentir-se preso em uma situação desconfortável. Mas, você pode aprender a gerenciar melhor sua ansiedade ao longo do tempo para diminuir o número de ataques de pânico que experimenta. A ansiedade, como sentimento, pode ser controlada se incorporamos alguns hábitos na nossa rotina, identificando alguns gatilhos que a desencadeiam e lidando com eles de forma a atenuar os danos do estado ansioso prolongado.


As 5 dicas são para evitar, amenizar e para que a ansiedade não tome proporções maiores.


1. Organize sua rotina diariamente: 

Quando deixamos tudo organizado, sabendo exatamente o que temos de executar e onde procurar, tudo fica mais tranquilo. Procure colocar as coisas num papel ou cronograma para organizar o seu dia a dia. Ser organizado não é ser controlador, saiba que imprevistos acontecem e deve saber lidar com eles, busque conhecimento para contornar obstáculos que estão fora do seu controle.


2. Busque o autoconhecimento: 

Cada pessoa tem sua própria maneira de pensar e agir, conhecer-se é fundamental. Não se espelhe nos outros para saber o que fazer. Olhe para si mesmo e aprenda sua própria maneira de reagir e lidar com as coisas. Encontre quais são os seus gatilhos para ansiedade, ou seja, aquelas situações que podem indicar um estado ansioso. Dessa forma, vai poder contornar essas situações com mais experiência e mudar alguns hábitos para alcançar seu bem-estar.


3. Pense no que está acontecendo em sua vida: 

Sempre que sentir algo, procure entender o que originou aquele sentimento ou pensamento, para identificar o seu estado emocional. Não fique se cobrando ou questionando o tempo todo sobre o que está sentindo, é preciso pensar nas situações que está vivenciando nesse momento, em sua vida, para perceber que tipo de emoções e sentimentos estão aparecendo com maior frequência em você.


4. Aprenda a controlar a sua própria respiração: 

O controle da respiração pode diminuir ou acabar com uma crise de ansiedade, ao sentir que está em um ritmo respiratório muito acelerado, procure reduzir a intensidade da respiração, puxando-a para o abdômen e tirando aquela pressão de ar do peito. Inspire e respire profundamente, para conectar-se consigo mesmo e não se deixar levar pelo estado ansioso. A respiração com ritmo acalma a ansiedade, reduz a pressão arterial e melhora a saúde cardiovascular.


5. Desconfie de seus pensamentos negativos: 

A ansiedade traz consigo uma série de pensamentos negativos, fazendo acreditar que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja possibilidade para que as coisas deem errado e, que o pior possa acontecer, muitas vezes, são só suposições excessiva do próprio medo. Quando os pensamentos negativos invadirem a sua cabeça, procure se concentrar em algo positivo ou pense em um lugar que você se sinta em paz e relaxado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA - CARTAS A UM JOVEM TERAPEUTA

ASSUMA UM COMPROMISSO COM VOCÊ MESMO!

VOCÊ É CAPAZ DE VIVER UMA TRANSFORMAÇÃO