TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL (TAS) - ENTENDA MAIS SOBRE A ANSIEDADE SOCIAL OU FOBIA SOCIAL.

TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL (TAS)  

ENTENDA MAIS SOBRE A ANSIEDADE SOCIAL OU FOBIA SOCIAL.

Todos nós temos momentos durante nossa vida em que sentimos um aumento na ansiedade. Talvez seja um momento estressante no trabalho, ou conflito em um relacionamento. É durante esses momentos que podemos notar mais inquietação. Os sintomas são inúmeros e existem diferentes tipos de ansiedade, lembre-se que, ansiedade é um mecanismo do nosso cérebro que serve para nos alertar em situações adversas e desconhecidas. É normal sentir-se ansiosa em alguns momentos da vida, como ao enfrentar situações desafiadoras no trabalho, nos estudos e ao ter que tomar decisões difíceis.

Mas, se a ansiedade for excessiva, fique atenta a fatores como: preocupação e medo extremos em situações simples da rotina, problemas de concentração, irritabilidade, ataques de pânico e, em alguns sintomas físicos como: dor ou aperto no peito, boca seca, suor nas mãos, dor de barriga, respiração ofegante e falta de ar. A ansiedade em excesso pode ser um fator que vem te limitando a vivenciar novas experiências, por medo do incerto e do desconhecido.

Você pode perder oportunidades de mudanças, de aprender ou de conhecer novas possibilidades, nesse caso, a ansiedade está atuando como algo limitante, afetando diretamente na sua qualidade de vida, comprometendo sua rotina diária, o desempenho no trabalho, nos estudos e em outras atividades. Neste caso, a ansiedade pode desencadear a fobia social, sentimentos e comportamentos que levam a evitar interações sociais ao máximo, medo irracional de participar de festas, aulas, reuniões e eventos com pessoas desconhecidas.


Os sintomas da fobia social são formados por um conjunto de sensações emocionais e físicas que a pessoa pode sentir, às vezes. Os sintomas da fobia social podem ser confundidos com as características da personalidade de uma pessoa tímida, mas suas consequências são muito mais graves. Enquanto uma pessoa tímida experimenta um pouco de nervosismo em situações novas ou de exposição, quem tem fobia social sofre uma reação muito mais intensa, de verdadeiro pavor e com muita ansiedade, com isso, sua vida e rotina são afetadas, prejudicando seu trabalho, estudos, relacionamentos e amizades.

Muitas pessoas com essas características sofrem com transtorno de ansiedade social. A ansiedade social pode se manifestar de diferentes maneiras, mas há certas características muito comuns, as fobias sociais graves são acompanhadas habitualmente de uma perda da autoestima e de um medo de ser criticado. É comum também que, as pessoas que sofrem deste transtorno passem algum tempo depois do fim de uma situação social analisando o seu próprio desempenho, e procurando identificar falhas em suas interações ou em sua forma de agir e se comportar.

A ansiedade social pode se manifestar por meio de sintomas: físicos, emocionais e comportamentais. 

Confira quais são os principais sintomas em quem sofre com a fobia social.


SINTOMAS FÍSICOS: calor repentino, tontura, suor excessivo, tensão muscular, rosto vermelho, boca seca, náuseas, voz trêmula, aumento dos batimentos cardíacos, respiração acelerada.

SINTOMAS EMOCIONAIS: medo e ansiedade excessivos, nervosismo, ataques de pânico.

SINTOMAS COMPORTAMENTAIS: dificuldades em interagir com outras pessoas, sente pavor só de imaginar que precisará estar presente em um evento social, foge de toda situação em que precisará falar em público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA - CARTAS A UM JOVEM TERAPEUTA

ASSUMA UM COMPROMISSO COM VOCÊ MESMO!

VOCÊ É CAPAZ DE VIVER UMA TRANSFORMAÇÃO