O QUE FAZER COM A FRUSTRAÇÃO?

  4 DICAS PARA LIDAR MELHOR COM A FRUSTRAÇÃO

A vida é marcada por mudanças, e elas ocorrem o tempo todo. Algumas têm data para acontecer, outras podem acontecer de uma hora para a outra. O impacto das mudanças depende mais como reage, do que necessariamente do acontecimento. Todo o sofrimento da vida provém da não aceitação de uma determinada escolha ou situação, enquanto você continuar não aceitando, continuará sofrendo.


Lembre-se que nem tudo sai como planejado, mas com maturidade emocional, aliado com a aceitação diante de situações adversas, terá maior capacidade interna para poder superá-las.

Acima de tudo e, apesar dos obstáculos que aparecem no caminho, não perca seu foco no propósito de vida. Pense como está sua vida profissional? Como está a sua vida pessoal? Sejam os aspectos positivos ou negativos, e o que espera do futuro? Essa percepção o auxilia e o mantém focado, e te faz sentir motivado para que assim consiga conquistar o que almeja, chegou o momento de definir as ações que vai precisar executar para alcançar, pouco a pouco, tudo aquilo que deseja realizar, modificar, transformar ou acrescentar na sua vida.

Você sente o desejo interno de mudanças, tanto na vida pessoal, quanto na profissional, mas um pouco perdida, sem saber exatamente o que deseja alcançar para sentir-se realizada? Não tenha medo de sair da sua zona de conforto. Você deve ousar, ir além e fazer aquilo que sempre sonhou em fazer, mas nunca teve coragem de correr risco. Sei que nem sempre é fácil manter a calma, quando as coisas não saem como o previsto. Muitas vezes, o mal-estar e a frustração acabam tomando o controle.


Frustrações acontecem com todas as pessoas. Nem sempre as situações ocorrem como foram planejadas. Você não tem o controle de tudo. Portanto, não se puna por causa disso, às vezes, convivemos com situações que não aceitamos. Por outras vezes, somos surpreendidos por mudanças que são difíceis de aceitar, e normalmente ficamos com a autoestima abalada. Ao longo da nossa vida, estabelecemos objetivos e metas a alcançar, mas frequentemente se deparamos com obstáculos que podem impedir a concretização de tais objetivos e gerar frustração.

Frustração é um estado emocional que acompanha a interrupção de um comportamento, é um estado psíquico que resulta do bloqueio da motivação provocada por qualquer barreira que impede de alcançar um projeto ou objetivo esperado. As fontes da frustração podem ser internas ou externas. Entenda que devemos encarar a frustração como parte natural da vida, e dificuldades, barreiras ou privações fazem parte do dia a dia. Superar problemas quando eles surgem é uma ótima forma de evitar os efeitos negativos da frustração.

4 Dicas para lidar melhor com a frustração.

1 - Aceitar a realidade dos fatos - há coisas que não têm o poder de alterar, porque não dependem exclusivamente de você. Para seguir em frente e conseguir dar a volta por cima, antes precisa aceitar a condição em que está. Encontre as situações de sua vida que geram frustração. Sempre faça a pergunta: eu poderia resolver essa situação de forma diferente? Isso depende verdadeiramente de minhas ações? Supere os obstáculos possíveis, os erros do caminho e aceite os que não dependem de você.

2- Estabeleça objetivos - procure traçar objetivos e planos consistentes e realistas para a sua vida a curto, médio e longo prazo. Foque no que são as suas prioridades e no que precisa para alcançá-las. Escreva as suas conquistas, experimente pegar num papel e uma caneta, e faça uma retrospectiva do que já alcançou ao longo da sua vida, de modo que perceba o quanto foi importante para você. Comece a distinguir entre o que espera que aconteça, e o que provavelmente acontecerá.

3 - Escutar-se - a frustração distorce os pensamentos, sentimentos e comportamentos que tendem a agravar a situação. Tente perceber qual a origem da sua frustração. Pense sobre o que é que te faz sentir frustrada? Pense no que é que esperava que acontecesse? Pense o que é que está ao seu alcance de fazer? Perceba o que sente, e quais as melhores formas para lidar com situações difíceis. Precisa ser capaz de avaliar suas habilidades, para alterar situações que a impedem de resolver seus problemas e alcançar seus objetivos.

4 - A vida inevitavelmente tem seus altos e baixos – há momentos de relaxamento, momentos de tensão, vários tipos de problemas que encontramos na vida cotidiana, aqueles que sabe que podem ser resolvidos, aqueles que não têm certeza se podem ser resolvidos, aqueles que estão totalmente fora de seu controle. Quando aprender a aceitar verdadeiramente essa realidade, você chega um passo mais perto de ser capaz de controlar a frustração, para alterar situações que a impedem de resolver seus problemas e alcançar seus objetivos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA - CARTAS A UM JOVEM TERAPEUTA

ASSUMA UM COMPROMISSO COM VOCÊ MESMO!

VOCÊ É CAPAZ DE VIVER UMA TRANSFORMAÇÃO