COMO VENCER A INDECISÃO?

 5 DICAS PARA TE AJUDAR 

A FAZER ESCOLHAS MELHORES.

Sabe aquele estado de dúvida, confusão, medo, diante de uma decisão que deve ser tomada, que rouba a paz e provoca desconforto? A tomada de decisão é algo inerente ao ser humano, desde as mais simples, como a escolha de uma roupa a ser usada, até as mais complexas, como mudar de emprego, terminar um relacionamento ou de mudar de vida. Cada decisão implicará em um resultado. 


As pessoas precisam tomar decisões a todo momento, quanto maior a complexidade e o número de variáveis, mais difícil a tomada de decisões, e uma simples decisão pode transformar sua vida.

As decisões são necessárias para alcançar resultados. Escolhas erradas podem levar a problemas ou crises, enquanto escolhas certas, geram recompensas e satisfações. A grande questão para se tomar uma decisão é primeiro não alimentar a indecisão. Porém, a indecisão alimenta a dúvida e, a dúvida não é resposta. Toda escolha gera uma resposta, resultado ou aprendizado, seja um resultado positivo ou negativo. A indecisão pode atrapalhar sua rotina durante dias, semanas, meses ou até anos.

A dificuldade para tomar decisões vai além de não saber o que fazer no momento em que uma escolha é necessária. Pessoas indecisas normalmente não conseguem fazê-la, porque não acreditam em si mesmas. É tão ruim quando não conseguimos chegar a uma decisão, não é? Pensamos, repensamos, comparamos as opções e, mesmo assim não conseguimos tomar uma decisão, e sentimos ansiedade e insegurança. E, se você não sabe onde quer chegar, tanto faz o caminho que irá seguir.



Decidir é essencial. Quem já não ficou angustiado por ter que fazer uma escolha? Tomar uma decisão, se não tiver clareza de onde quer chegar ou para onde quer ir, qualquer caminho serve. E, então a vida irá nos guiando para os rumos de acordo com as suas escolhas. O dilema em não saber o que escolher, leva-nos à inércia e acabamos perdendo as oportunidades que aparecem em nossa frente. O que pode gerar arrependimento, sofrimento, tristeza, raiva, angústia ou até mesmo mais dúvidas.

Lidar com a indecisão é possível, mas tudo depende de uma boa dose de disciplina e de autoconhecimento. Assim, suas escolhas estarão sempre atreladas ao que realmente tem valor na sua vida. 

5 dicas para te ajudar a fazer escolhas e deixar de ser indeciso.


A primeira dica é: definir objetivos claros. Você sabe aonde quer chegar na sua vida pessoal, profissional e financeira? Ter claro os seus objetivos, o que deseja de fato alcançar, fará total diferença no momento de tomar uma decisão, assim terá o destino nas mãos. As consequências podem não ser as que espera, mas com certeza, para se alcançar o que se deseja, você deve busca identificar ou resolver os problemas com antecedência, coragem para correr alguns riscos e, maturidade para arcar com as consequências.

A segunda dica é: tenha foco: Tenha um planejamento de vida, mas a dificuldade para manter o foco em suas metas é um fator para a indecisão. Por isso, é importante se manter persistente no caminho idealizado, mesmo em face de situações adversas. A insegurança pode te deixar em dúvida, este fator pode influenciar negativamente, e contaminar as decisões. Para realizar um planejamento e fazê-lo acontecer é preciso que esteja verdadeiramente interessada em estabelecer estratégias e, metas para realizar seus objetivos e obter sucesso.

A terceira dica é: não sofrer por antecipação: Sofrer por antecipação é alimentar a ansiedade sem mesmo saber o resultado da decisão que tomou.  Mas, e se minha decisão não for a correta? E, se a outra opção for melhor? Evite esse tipo de pensamento! Sofrer por antecedência não acrescenta nada na vida de ninguém. Mude sua perspectiva, independentemente dos resultados da sua decisão, aprendizados não faltarão. Sempre é importante tomar uma atitude, para buscar um melhor caminho para resolver os problemas, olhando para o futuro.

A quarta dica é: esteja bem para tomar uma decisão: Saber quem você é, seus valores, suas prioridades, seus desejos, vontades e seu emocional equilibrado, é essencial para te ajudar avaliar as possibilidades, escolher as alternativas que vão ao encontro de seus objetivos, e tornar as decisões menos complicadas para obter os resultados. Se sabe para onde quer ir e o que é importante na sua vida, monte seu plano de ação, faça um planejamento, passo a passo, do que deverá ser feito, dúvidas podem aparecer por diversos motivos, por isso é tão importante se sentir bem, para seguir em frente.

A quinta dica é: avaliar o que realmente deseja. Normalmente quando se está tendo dificuldades em tomar uma decisão é porque existe algum conflito. Pode ser que racionalmente você pense que algo é mais prático ou melhor, mas seu coração deseja algo diferente. Entenda que pode estar passando muito tempo procurando e buscando coisas que não fazer o menor sentido, ou coisas desnecessárias. Seu sonho é o que dá sentido à sua vida, é o que dá propósito aos seus dias e a força necessária pra lutar. O importante é saber que sempre haverá uma nova possibilidade, oportunidade e um recomeço!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA - CARTAS A UM JOVEM TERAPEUTA

❤️✅ JOGUE FORA O LIXO EMOCIONAL !

A BUSCA PELA QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR EM 7 PASSOS.