❤️✅ LIBERTE-SE DA CULPA QUE SENTE.

LIBERTE-SE DA CULPA QUE SENTE.

Sabe quando você passa por uma situação, se arrepende, e quer sair correndo porque está envergonhado? O sentimento de culpa surge por alguma atitude que tomou ou quando não aceita seus defeitos e erros. Este sentimento te atinge porque tem dificuldades em admitir os seus erros. Sentimento de vergonha, sensação de raiva de si mesmo e pensamentos do tipo: “Por que eu fiz isso”? Quando você acredita que é culpado por algo, se torna um grande carrasco de si mesmo. 

Será que sabe lidar com o sentimento de culpa? O sentimento de culpa é quando sente aquele misto de preocupação e remorso, que faz com que repense sobre as atitudes, depois que elas foram tomadas. O sentimento de culpa te leva a autopunição. Quando você acredita que é culpado, o que vai acontecer? Pensamentos de negatividade, “como eu fui estúpido”, a raiva sobre si e autodepreciação. Esses pensamentos, te impedem de aceitar qualquer consideração positiva sobre si mesmo. 

A culpa é um sentimento que você sabe o que é, pois já o experimentou em algum momento da vida. É uma experiência emocional que ocorre quando acredita, ou percebe que não deveria ter feito algo de acordo com as suas percepções, ou também em relação aos outros. O sentimento de culpa gera uma carga negativa de crenças, afetando todos os pensamentos e influenciando como pensa a respeito de si mesmo. 

Ao invés de buscar alternativas e possibilidades, a culpa faz com que fique apenas se lamentando e se sentindo mal, como consequência, você não aprende com seus erros e fica apenas repetindo as mesmas atitudes. A culpa, cria um grande sofrimento interior, é um fardo pesado, mas não precisa carregá-la todos os dias. É importante examinar porque se sente culpado, e de onde vem esse sentimento, assim será mais fácil se libertar. 

Ao identificar o tipo de culpa que carrega, você pode livrar-se dela, mudando seus pensamentos, sem remoer mais os pensamentos negativos que alimentam a culpa em sua mente. Muitas vezes, você guarda mágoas, desde a infância, pelos pais, pelos irmãos, ou pelos amigos, e nem admite a ideia de perdoá-los. Assim, por orgulho e raiva, perde as oportunidades de reconciliação, aumentando ainda mais esses ressentimentos dentro de si. 

Ressentimentos e raiva acumulada fazem mal a si mesmo, pois esses sentimentos negativos são autodestrutivos e geram depressão e tristeza. Culpa é um fardo pesado que você carrega, portanto, livre-se dela. Não fique se torturando por algo que fez. Não permita que o peso dos seus sentimentos de culpa o deixe paralisado. Às vezes, carrega com você um monte de pensamentos que não fazem nada a não ser sofrimento, sentimentos ruins, pessoas negativas e falta de sucesso. 

Para poder ter o controle da sua vida, é preciso se libertar de todo esse fardo, se não vale mais a pena carregar esse peso, largue-o, e siga em frente para viver dias melhores. Às vezes, fica remoendo mágoas do passado e essas mágoas tendem a impedir o seu crescimento, ao invés de ajudar a melhorar sua vida. Por mais difícil que seja, entenda que o que ficou para trás pertence apenas ao passado, não permita esse tipo de sentimento no presente. A culpa sempre está presente na sua vida, está relacionada com alguma coisa que ficou no passado. 

Na verdade, ela não serve pra nada, ficar remoendo e se sentindo mal por uma coisa que passou. Você perde o controle da sua própria vida e, acaba achando que nunca mais vai se livrar desta culpa que te consome um pouco a cada dia, infelizmente, você não tem o poder de controlar todas as coisas. O que foi feito, já foi feito, o que foi dito, já foi dito. A primeira coisa que precisa fazer é repensar e restaurar a sua vida. 

Você não precisa ficar se lamentado o tempo todo, por se sentir culpado por alguma coisa. De nada adianta você se sentir mal, e não fazer nada para melhorar. De nada adianta você sofrer e ficar muito mal com a culpa, o sofrimento não vai fazer se sentir melhor. Não importa o que tenha acontecido, é preciso se livrar desse sentimento que afeta diretamente sua vida, conquistas e realizações. Aprenda a ser mais tolerante com os seus próprios erros!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA - CARTAS A UM JOVEM TERAPEUTA

ASSUMA UM COMPROMISSO COM VOCÊ MESMO!

VOCÊ É CAPAZ DE VIVER UMA TRANSFORMAÇÃO