✅ O QUE ACONTECE NO NOSSO CORPO QUANDO SENTIMOS MEDO?

O QUE ACONTECE NO NOSSO CORPO 
QUANDO SENTIMOS MEDO?

O medo tende a ser nosso pensamento padrão, até na hora de dormir, a mente viaja em pensamentos pouco produtivos sobre tudo o que aconteceu durante o dia, ou sobre o que deverá ser feito no dia seguinte. Pior ainda, quando se antecipa cenários negativos do que pode acontecer no futuro. Medo é uma perturbação diante da ideia de algum tipo de perigo, é uma sensação, um estado em que o organismo se coloca em alerta, diante de algo que se acredita ser uma ameaça, que pode ser real ou não.

Pode-se entender o medo como um estado de apreensão, de atenção, esperando que algo ruim vá acontecer. O medo produz profundas alterações na nossa fisiologia. O nosso corpo produz cortisol, também conhecido como o "hormônio do estresse". O cortisol tem o efeito de colocar nosso corpo em estado de alerta (reação de luta ou fuga), ele faz o nosso corpo concentrar toda a energia para gerar o estado de alerta.

Então, se não utilizarmos a disciplina para impor positividade e coragem na nossa mente, seremos completamente dominados por pensamentos negativos alimentados por ansiedade ou depressão. O pensamento excessivo consome a nossa energia. Talvez você esteja pensando, "não estou com medo do futuro, apenas preocupado". Preocupação, ansiedade, estresse, tensão, depressão, tudo isso são apenas manifestações diferentes do medo. São nomes diferentes, mas que tem como pano de fundo a mesma sensação de medo. Pode parecer que seja normal, afinal, todo mundo que você conhece vive nesse estado de inquietação mental, e remoendo fatos desagradáveis ocorrido no dia a dia, ou fatos passados de uma vida inteira. Estamos conversando com alguém e nossa mente fica inquieta, às vezes, deixamos até de prestar atenção no que estamos ouvindo, para ouvir a nossa própria voz mental.

Estamos no trânsito, e nossa mente fica inquieta com a lentidão querendo chegar logo ao destino, pensando em tudo que temos ainda por fazer, e que está demorando muito, esses pensamentos trazem apenas estresse físico e emocional, e certamente não fazem o trânsito andar mais rápido, nem resolve o que não podemos resolver, é uma total perda de tempo e energia. Pense como seria bom se a sua mente ficasse mais quieta e serena.

As emoções guardadas do passado, mágoas, culpas, medos, tristezas e frustrações, contribuem para o estado de inquietação interior, ao qual chamamos de “ansiedade". Preocupações com situações presentes e situações futuras, às vezes, apenas imaginárias, também provocam ansiedade. A mente é, então, afetada, os pensamentos ficam acelerados e você deixa de estar no momento presente, e sua mente viaja pro futuro. Funciona como um pesadelo enquanto você está acordado. Esses pensamentos negativos sobre o futuro: faz você perder sua paz interior, deixa de viver o momento presente, e produz uma química no seu corpo que afeta sua saúde. Se você for dominando pela ansiedade, for paralisado pelo medo, muitas coisas na sua vida não irão acontecer, e você muito provavelmente vai se sentir frustrado e deprimido. Acostumamos permitir que o medo, a preocupação e a insegurança dominem e definam as nossas vidas.

Se você quer alcançar a felicidade e realizar todos os seus sonhos, deve estar preparado para lutar contra todos os seus medos. Aprendemos a viver com medo desde a nossa infância, por causa de experiências traumáticas ou das mensagens negativas que recebemos por todos os lados. Embora os medos não sejam uma escolha nossa, somente nós podemos enfrentá-los e eliminá-los, em vez de esperar sempre o pior, reprograme a sua mente para ver e esperar o melhor. Dê espaço para as melhores ideias sobre o futuro.

Foque conscientemente na forma como irá lutar contra todos os seus medos. É importante estar consciente, preparado e focado em encontrar soluções que reduzam as situações que causam medo. Seja consciente das suas vitórias. O medo se alimenta dos fracassos, e das ideias negativas que surgem em nossos pensamentos. Por isso, para enfrentá-lo, é importante que valorize cada vitória que teve. O medo é inevitável, mas podemos desenvolver habilidades para lidarmos com ele de uma maneira melhor.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA - CARTAS A UM JOVEM TERAPEUTA

VOCÊ É CAPAZ DE VIVER UMA TRANSFORMAÇÃO

ASSUMA UM COMPROMISSO COM VOCÊ MESMO!