❤️✅ AMOR OU DEPENDÊNCIA EMOCIONAL?

DEPENDÊNCIA EMOCIONAL OU AMOR?

O amor é um sentimento amplamente presente na vida humana. É uma experiência maravilhosa que podemos viver. Cada pessoa o experimenta e o vivencia de forma diferente. Os relacionamentos podem constituir uma fonte de segurança, conforto e alegria. Por isso, amor é estar ao lado de alguém, ajudar, apoiar, cuidar, respeitar. 




O amor também pode ser uma decisão, na qual duas pessoas, escolhem juntas trilhar e construir um novo caminho, rumo ao sucesso e a tão sonhada felicidade. 

Amar é dedicação e entrega, é aceitar o outro por inteiro, qualidades, defeitos, dúvidas e incertezas. Esse sentimento que transforma vidas, que traz uma explosão de sensações, como euforia, desejos, confiança, alegria, prazer e tantas outras sensações. Quando estamos apaixonados, uma série de reações químicas são desencadeadas no nosso corpo, nos deixando mais felizes e menos estressados.

O sonho de ter um casamento feliz está na mente de todos os casais, mas a realidade infelizmente nem sempre é como sonhamos. Dar tudo pela outra pessoa, deixar os próprios objetivos para colocar a pessoa amada na frente e, até mesmo, chegar ao ponto de pensar que a vida não é nada sem ela. Manter um relacionamento conjugal é um exercício diário, e nem sempre é fácil. Tudo corre bem, mas outras vezes, também podem ser a causa de estresse e de conflitos nas nossas vidas.

Você só se sente feliz quando está perto das pessoas que ama? Você se ama verdadeiramente? Consegue fazer escolhas e tomar decisões sozinho? Precisa que as pessoas te elogiem, e reconheçam suas qualidades para se sentir capaz? A sua felicidade e seu bem-estar dependem de outras pessoas? Quando o seu bem-estar, sua felicidade ou seu equilíbrio emocional depende de outras pessoas, ou do que elas façam, é muito possível que você manifeste claros sinais de dependência emocional.

Trata-se de uma condição problemática, que te impede de enfrentar as situações do dia a dia como deveria, seja por falta de autoconfiança ou por medo de ficar sozinha. A dependência emocional acontece quando você projeta suas expectativas em outras pessoas, passando a depender do outro para se sentir feliz, para tomar decisões e até mesmo para se sentir amado. No fundo, você sente muito medo de assumir a responsabilidade sobre sua própria vida, de tomar decisões erradas e de ser rejeitado.

É importante saber que a dependência emocional oculta uma necessidade de controle e segurança, manifestada por alguém que não confia em si mesmo. A dependência emocional se manifesta por meio de padrões de comportamento, e é importante conhecer os sintomas deste problema, para saber identificar se você é dependente, ou se convive com uma pessoa assim.

Os sintomas mais comuns da dependência emocional são: 

Dificuldade para tomar decisões sozinho, mesmo as mais simples;
Dificuldade de dizer não e discordar das pessoas, por medo de ser rejeitado; 
Hábito de se colocar sempre em segundo plano, e fazer tudo pelos outros, com o objetivo de sempre manter a pessoa por perto e alimentar a dependência; 
Não consegue ter motivação para realizar suas próprias coisas; 
Incapacidade de se sentir bem quando está sozinho; 
Ciúme exagerado e exigência de atenção exclusiva do parceiro; Falta de interesse por novas amizades; 
Incapacidade de planos pessoais que não envolvem a outra pessoa; 
Insegurança no relacionamento e hábito de ser possessivo e controlador; 
Incapacidade de reconhecer seu valor, sempre dividindo o mérito de suas conquistas com outra pessoa. 

Ter consciência do que causa este problema é o primeiro passo para se livrar da dependência emocional, e superar essa necessidade de suprir o vazio com o amor do outro.

Dicas para superar a dependência emocional:

valorize-se, faça uma lista com suas maiores virtudes e habilidades, e veja quantos recursos você tem para realizar tudo o que deseja sem precisar de outras pessoas, perceba que pode se amar da mesma forma que consegue amar o outro. 
Confie em suas decisões. Você é a única pessoa que sabe o que é melhor para sua vida. Seja menos autocrítico e aprenda a lidar com seus erros. 
Afinal, todas as pessoas cometem erros, e é justamente isso que nos torna humanos. 
Pare de buscar a perfeição, sempre dê o seu melhor, em vez de querer ser o melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA - CARTAS A UM JOVEM TERAPEUTA

ASSUMA UM COMPROMISSO COM VOCÊ MESMO!

VOCÊ É CAPAZ DE VIVER UMA TRANSFORMAÇÃO