❤️ O QUE É ANSIEDADE?

 O QUE É ANSIEDADE? 


A ansiedade é uma reação que todas as pessoas experimentam diante de algumas situações do dia a dia. É muito comum ouvir pessoas repetirem que são ansiosas por esperar algo específico acontecer; uma entrevista de emprego, dirigir pela primeira vez, falar em público, expectativa para datas importantes, vésperas de provas, exames de saúde entre outras situações.


O que se sente é uma mistura de desejo que esse momento aconteça logo, com expectativas para que dê tudo certo e, um pouco de medo de que algo aconteça de maneira diferente do previsto. Causando palpitações, insônia, pensamento acelerado, falta de concentração, preocupação intensa, suor excessivo, tremores, aperto no peito e pensamentos que causam angústia: você já passou por alguma dessas sensações?

A ansiedade faz parte do nosso dia a dia, os sintomas desaparecem naturalmente. A ansiedade funciona como um mecanismo de proteção que nos torna mais atentos a possíveis ameaças e, permitindo planejar o comportamento para enfrentar situações adversas inesperadas, indicar “perigo ou ameaça”, desencadeando reações neurológicas que caracterizam o medo, principal emoção envolvida na ansiedade.

A ansiedade é uma resposta emocional provocada pelo medo. O medo é algo momentâneo que acontece quando você identifica algum perigo. A ansiedade é diferente, ela é uma sensação constante de medo em relação ao futuro.

Algumas pessoas, porém, vivenciam esta reação de forma mais frequente e intensa, que pode ser considerada patológica, e compromete a saúde emocional. A ansiedade patológica se caracteriza por sensações de perigo e medo sem que haja uma ameaça real, ou sem que esta ameaça seja proporcional à intensidade da emoção.

O Transtorno de Ansiedade se dá quando não há motivos aparentes para se sentir tão angustiado, a ponto de alterar a sua rotina. Depois de saber que nem todo sentimento de ansiedade é ruim, é importante aprender a identificar um possível transtorno.

Como perceber se o que você está sentindo são sensações comuns à vida ou se você está sofrendo de ansiedade? A preocupação excessiva é um dos primeiros sinais, você fica paralisada diante de um desafio, sente medo de tudo, sentimentos que te impede de relaxar, mesmo diante de situações nas quais outras pessoas estão bem, dificuldade de analisar a realidade de forma racional e, vê um grande perigo onde não há.

Você pode sentir dificuldade para dormir, cansaço excessivo, estresse, tensão muscular, dores de cabeça, taquicardia, tontura, náuseas e falta de ar. O transtorno começa quando os sintomas te impedem de realizar suas tarefas diárias e, atrapalha seus compromissos, a autonomia e prejudica a realização de atividades simples e corriqueiras. Na presença de um ou mais sintomas é muito importante procurar ajuda psicológica, e em casos mais graves, o tratamento é feito em conjunto pelo psiquiatra e o psicólogo. Quanto mais cedo você iniciar um tratamento, mais rápido e efetivo ele será.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA - CARTAS A UM JOVEM TERAPEUTA

ASSUMA UM COMPROMISSO COM VOCÊ MESMO!

VOCÊ É CAPAZ DE VIVER UMA TRANSFORMAÇÃO