❤️ A ANSIEDADE É UMA REAÇÃO NORMAL?

 A ANSIEDADE É UMA REAÇÃO NORMAL? 


A ansiedade é uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. Imagine que, você irá fazer uma entrevista de emprego, o nascimento de um filho, uma viagem tão esperada, uma cirurgia delicada ou um novo relacionamento. Nesses casos, a ansiedade funciona como um sinal que prepara você para enfrentar o desafio e, favorecendo sua adaptação a um novo caminho.


O coração fica acelerado, dificuldade para dormir, tensão muscular, dores de cabeça, taquicardia, dor de barriga, suor excessivo e a boca seca. Ao mesmo tempo, a cabeça é inundada por muitos pensamentos e incertezas, a ansiedade é um mecanismo de antecipação dos acontecimentos futuros, sentimento natural e comum dos seres humanos. 

A ansiedade estimula a pessoa a entrar em ação, porém, em excesso, impede as ações. A todo momento, analisamos as situações diárias e identificamos possíveis ameaças. Diante de um provável risco, o corpo assume funções involuntárias com o objetivo de planejar fuga e, ou salvamento o sistema nervoso dispara uma série de reações, dilata os vasos sanguíneos, faz o coração bater mais rápido e prepara os músculos para a ação. 

Todas essas reações são normais e ajudam no salvamento diante de uma ameaça. O medo é uma reação fisiológica de liberação de uma grande quantidade de adrenalina e cortisol no cérebro, onde estimulam a produção de neurotransmissores que o prepara para um estado de alerta para fuga ou defesa.
 
Ao contrário do medo, que é uma reação a ameaças imediatas, a ansiedade é um mecanismo de antecipação dos acontecimentos futuros. O transtorno começa quando essas emoções passam do ponto. O quadro de ansiedade vem acompanhado por sintomas de tensão, considerada, até certo ponto, uma reação natural do ser humano, útil para se adaptar e reagir perante situações de medo ou expectativa.

 O transtorno da ansiedade é um medo em tamanho desproporcional criado por um processo de distorção da realidade, é um distúrbio caracterizado pela preocupação excessiva, ou expectativa apreensiva, persistente e de difícil controle e, vem acompanhado por três ou mais dos seguintes sintomas: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono, no transtorno de ansiedade, qualquer estímulo é considerado um perigo e gera respostas de forma desnecessária. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA - CARTAS A UM JOVEM TERAPEUTA

ASSUMA UM COMPROMISSO COM VOCÊ MESMO!

VOCÊ É CAPAZ DE VIVER UMA TRANSFORMAÇÃO