❤️ OS PRINCIPAIS TIPOS DE ANSIEDADE E POSSÍVEIS TRATAMENTO!

OS SEIS (06) PRINCIPAIS TIPOS DE ANSIEDADE.


A ansiedade é uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa, mas se a preocupação e o medo te paralisam, ocupam grande parte do seu tempo, consomem sua energia e diminuem o seu rendimento, isso faz com que você perca inúmeras oportunidades na vida. 
Você identificou que os sintomas estão em um nível elevado de ansiedade e permanece por um longo período de tempo é hora de procurar ajuda com um psicólogo.

Os seis principais tipos de transtornos relacionados com a ansiedade e os possíveis tratamento.


Fobia Social: Consiste em evitar interações sociais ao máximo, medo irracional de participar de festas, aulas, reuniões e eventos com pessoas desconhecidas. As fobias sociais graves são acompanhadas habitualmente de uma perda da autoestima e de um medo de ser criticado. A fobia social é um dos transtornos mentais mais comuns.

Fobias Específicas: Fobias limitadas a situação altamente específicas tais como a proximidade de determinados animais, locais elevados, trovões, escuridão, viagens de avião, espaços fechados, utilização de banheiros públicos, ingestão de determinados alimentos, cuidados odontológicos, ver sangue ou ferimentos. Ainda que a situação desencadeante seja inofensiva, o contato com ela pode desencadear um estado de pânico, como na agorafobia ou fobia social.

Transtorno de Pânico: A característica essencial deste transtorno são os ataques recorrentes de uma ansiedade grave, que não ocorrem exclusivamente numa situação ou em circunstâncias determinadas, mas de fato são imprevisíveis. Sem nenhuma razão, o coração dispara, o corpo estremece, surgem náuseas e vômitos, sensações de asfixia, tonturas e sentimentos de irrealidade, frequentemente um medo de morrer, de perder o autocontrole ou de ficar louco.

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG): Os sintomas essenciais são variáveis, mas compreendem nervosismo persistente, tremores, tensão muscular, transpiração, sensação de vazio na cabeça, palpitações, tonturas e desconforto na parte superior do abdômem. Há uma sensação incômoda e persistente de que algo vai dar errado a qualquer minuto e a vida vai fugir de sua direção quando menos se espera. Nesse ciclo de preocupações sucessivas, os problemas são muito valorizados, enquanto a própria capacidade de resolvê-los é subestimada.

Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC): Transtorno caracterizado essencialmente por ideias obsessivas ou por comportamentos compulsivos recorrentes. Os comportamentos e os rituais compulsivos são atividades estereotipadas repetitivas. A pessoa não tira prazer direto algum da realização destes atos. O transtorno obsessivo-compulsivo é marcado por pensamentos invasivos que somente são aliviados quando se repete um comportamento padronizado sem sentido lógico. O transtorno se acompanha quase sempre de ansiedade. Esta ansiedade se agrava quando o sujeito tenta resistir à sua atividade compulsiva.

Estresse Pós-Traumático: O transtorno de estresse pós-traumático faz com que a experiência ruim não saia da mente e volte a atormentar por meio de flashback, de sonhos ou de pesadelos. Junto com as lembranças, manifestam-se insônia, irritabilidade e pânico. Muito corriqueiro em pessoas que passou por situação ou evento estressante, na maioria em vítimas de atentados ou desastres naturais (de curta ou longa duração).

Tratamento


O tratamento para ansiedade, é feito de acordo com a intensidade dos sintomas e as necessidades de cada pessoa. O ataque de pânico grave, por exemplo, envolve a psicoterapia e o uso de medicamentos, receitados pelo médico, que atuam a nível cerebral para reduzir os sintomas ansiosos.

Além disso, é recomendado que a pessoa complemente o tratamento com estratégias que ajudam a reduzir os níveis de estresse, aumentar a consciência corporal e sensação de relaxamento, além de contribuírem para uma vida mais saudável.

Sempre que os sintomas de ansiedade estiverem presentes, como irritabilidade, medo inexplicado, insônia ou falta de concentração, é recomendado procurar ajuda especializada, e além de fazer o tratamento com o psicólogo e ou tomar medicamentos prescrito pelo médico, é necessário a mudança de hábitos e de pensamentos, e principalmente, comece uma nova rotina que possibilite um novo estilo de vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA - CARTAS A UM JOVEM TERAPEUTA

VOCÊ É CAPAZ DE VIVER UMA TRANSFORMAÇÃO

ASSUMA UM COMPROMISSO COM VOCÊ MESMO!