COMO CUIDAR DA SAÚDE MENTAL E SER FELIZ

 

COMO CUIDAR DA SAÚDE MENTAL 
DIANTE DO DESCONHECIDO.


Medo, preocupação e estresse são respostas normais às ameaças e, às vezes, quando nos deparamos com a incerteza ou o desconhecido. É normal e compreensível que esteja sentindo medo diante da nova realidade, somadas ao medo das mudanças significativas em sua vida diária. É importante cuidar da saúde mental, da qualidade de vida física e emocional. 



Você já pensou na sua saúde mental? Nunca ouviu falar em saúde mental? Saúde mental é sentir-se bem com você mesmo e na relação com os outros. É ser capaz de lidar de forma positiva com as adversidades. É ter confiança e não temer o futuro.


Diante de uma situação desafiadora, você foca no problema, na aprendizagem ou foca na solução? Muitas coisas acontecem em nossas vidas, e nós não temos como prever ou agir sobre elas no instante em que acontecem. Você consegue pensar em alguns destes acontecimentos? O fim de um relacionamento, a perda de um emprego, uma doença inesperada, certamente, se lembrou de várias outras situações. As mudanças constantes às quais estamos sujeitos e que nos afetam diretamente, trazem consigo o sentimento de não sabermos o que surgirá em seguida.

Nesse período de incertezas, reconheça a instabilidade a partir de uma atitude de empatia e de compreensão diante do novo, com reflexões mais cuidadosas sobre os seus valores e comportamentos. O bem-estar mental consiste em administrar sentimentos e emoções, sejam eles positivos ou negativos, de forma equilibrada, independente de fatores externos. Assim, quando algo ruim acontece, você se sente triste ou preocupado, mas a situação que está te afetando não o desestabiliza por completo, assim consegue encontrar meios e formas para superar o problema.

O bem-estar mental é importante para te ajudar a ter controle sobre as emoções. Adotar uma visão mais positiva sobre a vida, fazer boas escolhas tanto em relação à vida pessoal, quanto profissional, ser mais produtivo, ter satisfação ao realizar diversos tipos de atividades, viver com tranquilidade, ter relacionamentos mais positivos. Quando as coisas vão bem no âmbito psíquico, a vida se torna mais leve e se sente mais forte para superar desafios e viver em plenitude.






Diante de tantos desafios, impactamos nossa mente, e por isso, devemos tomar os cuidados com as emoções e mantermos o equilíbrio emocional. Durante momentos de incerteza, é natural que passe a se sentir mais ansioso, triste e angustiado. Cuidar da sua mente irá te proporcionar mais qualidade de vida e saúde. A saúde mental contempla nossa capacidade de sensação de bem-estar e harmonia, nossa habilidade em manejar de forma positiva as adversidades e conflitos, o reconhecimento e respeito dos nossos limites e deficiências, nossa satisfação em viver e se relacionar com os outros.

Por meio do autoconhecimento, será possível que você consiga compreender o que acontece em sua vida e avaliar a melhor alternativa para resolver todos os problemas. Temos reações emocionais muito fortes e quando não tentamos controlá-las, acabamos agindo por impulso, sem avaliar adequadamente as consequências e isso pode nos trazer sérios problemas. Não se concentre no problema – busque solução – avalie, pondere, analise e veja quais os ganhos e as perdas que terá a partir de cada ação que tomar. Seja flexível e busque novas formas de enfrentar os mesmos problemas. Todos temos limites e você precisa respeitá-los.

Saúde mental, como manter ou conquistá-la? Pequenas ações inseridas no cotidiano podem provocar grandes mudanças ao longo do tempo, com um impacto positivo na sua mente. Antes de tudo, conheça a si mesmo, o autoconhecimento pode promover objetivos de vida mais definidos, o conhecimento sobre a sua distinção do que é necessário, importante e o que proporciona maior satisfação. Compreenda e aceite suas emoções, aprendendo a lidar com elas do modo mais saudável.

Entenda que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e aprenda a dizer não. Diariamente podemos passar por uma série de emoções como: alegria, amor, satisfação, tristeza, medo, raiva e frustração. Enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e saiba, procurar ajuda quando tem dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida. Você precisa também diminuir a autocrítica e aumentar a autoestima. Além disso, ser realista e perceber os seus defeitos e suas qualidades podem ser bons para a sua saúde mental. Lembre-se: não exija mais do que você consegue fazer!

Um bom estado de saúde mental se caracteriza pela canalização das emoções através de pensamentos positivos, ter uma maior confiança diante dos desafios que a vida impõe, e boa disposição para construir relações duradouras e de afeto mútuo com os outros, bom humor e a exaltação pela vida; uma disposição clara e variada ao aprendizado permanente; desejos de experimentar novidades; uma constante renovação de propósitos para a vida, e também nos conectar com nós mesmos e com o nosso desejo de viver.

 COMO LIDAR COM AS NOSSAS EMOÇÕES 
NOS DIAS DE HOJE.




Em nosso dia a dia convivemos com inúmeros problemas das mais variadas formas. Isso é comum na vida de todo ser humano. Mas afinal, de que forma devemos lidar com essas questões? Como devemos nos comportar diante de problemas? Porém, na maioria das vezes, pioramos a situação por não saber como controlar nossas emoções e, perdemos o controle mesmo diante de situações rotineiras. Um grande problema é que você provavelmente não deve estar conseguindo evoluir efetivamente.

As pessoas tendem a assumir um estado de conforto, muito conhecido como cômodo. O comodismo é uma das principais causas, do reclamar e não mudar. Sempre fui assim, porque vou mudar, não é mesmo? É exatamente por isso que, uma vez que estamos acostumados com um comportamento, sempre vamos pensar, fui sempre assim, não é agora que vou mudar. Muitas vezes, as pessoas querem mudar, mas por medo, continuam acomodadas e deixam de lutar por algo melhor. Ou você começa a buscar um novo sentido para a sua vida, ou se acostuma e torna uma vida cômoda.

A maioria das pessoas vivem normalmente o seu dia a dia, na correria de suas atividades pessoais e do trabalho, sem parar um momento para refletir como está a sua vida, mas sempre reclamam que sua vida não muda, que nada vai para frente e que tudo parece ficar sempre no mesmo lugar, vivem desanimadas e com vontade de jogar tudo para o alto. Sei que não é fácil mudar tudo isso assim de uma hora para outra, até porque estamos acostumados a fazer as coisas exatamente do mesmo jeito.

As pessoas buscam o sucesso, querem ser bem-sucedidas, terem dinheiro, serem realizadas profissionalmente, mas nem todos estão verdadeiramente comprometidos em fazer os sacrifícios que as levam a conquistar os seus objetivos e resultados extraordinários. Todo mundo tem hábitos que são os responsáveis por todo o direcionamento da sua vida, seja para o sucesso ou para o fracasso. Um ponto importante a entender é que para conquistar seus êxitos, é preciso semear seus sonhos e ideias, cultivá-las e esperar o tempo da colheita.

Entenda que muitas pessoas têm prejuízos significativos na vida pessoal e profissional, por não saberem manejar as emoções. Para enfrentar qualquer dificuldade ou mudança na sua vida, o importante é ter o equilíbrio das emoções: elas não podem ser evitadas, mas podem ser gerenciadas. 

Para isso é importante:

 
1- Aceitar a emoção que está sentindo. É natural ficar mais ansioso, triste ou com medo.
 
2- Falar sobre suas emoções pode ajudar bastante, procure alguém de confiança para conversar, e que lhe proporcione acolhimento ao falar sobre suas emoções, ou até mesmo um psicólogo para te auxiliar nesse momento difícil da sua vida. 

3- Lembrar que não é errado sentir emoções, elas são estados resultantes de interpretações que são feitas de diferentes situações.
 
4- É necessário controlar o nosso emocional, habituando-se a focar nossos pensamentos e sentimentos em expectativas positivas.

A nossa vida é construída e mantida por relações sociais e a nossa relação com nós mesmos. E, nossas emoções são a base que estabelece a nossa forma de se relacionar com o mundo, determinando sucesso ou insucesso nas mais diversas áreas. Portanto, o domínio das emoções consiste num grande e potente diferencial capaz de nos transportar daquilo que somos, para tudo aquilo que almejamos ser ou ter. Somos seres complexos diante de um universo dinâmico, seguindo a regra básica do conheça-te a ti mesmo. Quem sabe quem realmente é, dá pouca importância à crítica e ao ataque dos outros.

A partir de tudo isso, nos questionamos: se não podemos controlar os fatores externos a nós, como lidar com os impactos emocionais, que na maioria das vezes são negativos, dentro de nós? Muitas pessoas pensam em evitar os sentimentos negativos, tentam não sentir. Mas saiba que não é possível evitar os nossos sentimentos, eles são inerentes a todos nós, eles são essenciais. E, isso serve tanto para as emoções positivas, quanto negativas. Você sabia que os sentimentos negativos são importantíssimos para o enfrentamento de situações de conflitos e problemáticas?

É através do medo que identificamos situações de perigo, mesmo que você não goste de ter sentimentos ruins, o desconforto que eles causam e que na maioria das vezes é momentâneo, é responsável pelo nosso desenvolvimento, crescimento e amadurecimento emocional. Lembre-se que está em suas mãos, o poder de lidar com as emoções, perceber, processar, compreender e ter a habilidade de gerenciá-las. Isso quer dizer que terá inteligência emocional para lidar com as adversidades.

Ter um bom nível de autoconhecimento ajuda a interpretar as próprias emoções, entender o que elas querem dizer, fazer conexões com outros, e lidar da melhor forma com elas. Então, para começar a se conhecer melhor e desenvolver a inteligência emocional, tente praticar uma auto-observação frequente em relação as suas emoções. Aprenda a identificar em você as emoções básicas e como elas se manifestam no dia a dia. Ter habilidade de identificar e gerenciar as próprias emoções, e dos outros são atributos valiosos para se alcançar o que deseja.

CONSTRUIR O SEU PROJETO DE VIDA, 
SERÁ UMA TAREFA TRANSFORMADORA.




Pare para pensar na sua vida futuramente, gostaria de trabalhar na mesma empresa que trabalha hoje? Gostaria de morar na mesma casa que mora hoje? Pretende ser promovido? Quer conhecer outros países? Pretende se casar? Vai conseguir alcançar seu maior sonho? Como vai ser sua vida financeira? Como é que quer ser? Quais são seus planos de vida para os próximos anos? Tudo na nossa vida não acontece por acaso, uma vez que por trás de toda ação, existe um planejamento. Nada tem que continuar da maneira que está, lógico, se você não quiser que seja assim.

A construção de um Projeto de Vida é uma tarefa para a vida inteira, porque ela parte de um ponto, que é o autoconhecimento e focaliza outro ponto, onde deseja chegar. Projeto de Vida é a experiência da autorrealização dos sonhos, e não pode ser um fim, mas deverá ser revisado periodicamente, onde você faz um processo reflexivo de análise consciente e individual sobre se as decisões que tomou foram satisfatórias, e se é o momento de tomar outras decisões ou não. E, esse processo deve ser contínuo, ou uma experiência única para cada um.

A construção do seu primeiro projeto de vida, será uma tarefa transformadora. Reflexões e decisões importantes que deve te levar não apenas a despertar sobre os seus sonhos, suas ambições e aquilo que deseja para a sua vida, onde almeja chegar e que pessoa pretende ser, mas a agir sobre tudo isso, ou seja, identificar as etapas a atravessar e pensar no que é necessário para o desenvolvimento e aproveitamento do seu potencial, motivá-lo a atribuir sentido à sua vida e visualizar uma perspectiva do seu futuro.

Desenvolver a capacidade de planejamento e de execução, fundamentais para transformar suas ambições em projetos importantes, e para isso é necessário estimular um conjunto de habilidades como: o autoconhecimento, as competências sociais e a capacidade de continuar aprendendo ao longo da vida. Projetar a vida é uma maneira de dar sentido e significado às nossas ações, algo que pode ser realizado através de um processo gradual, contínuo, intencional, lógico e reflexivo. Esse processo acontece através do autoconhecimento, dos sonhos e ambições, sob a forma do planejamento de estratégias e metas para a sua realização.

Para construir seu projeto, você deve focar nos seguintes aspectos: Saúde Física - nesse caso, a saúde é condição indispensável para ter disposição e motivação para aprender coisas novas. Saúde Emocional - competências emocionais nos ajudam a lidar com os problemas que podem surgir nos campos pessoal e profissional. Saúde Financeira - de uma forma ou de outra, o dinheiro é um meio para algum fim. Portanto, o planejamento financeiro é essencial para a conquista dos seus maiores objetivos.

Um planejamento de qualidade ainda garante: Reflexão sobre a sua vida; Desenvolvimento do autoconhecimento; Viabilização de novas alternativas; Redução de desperdício de tempo e esforço desnecessário; Comprovação do que é prioridade; Aumento da produtividade. Durante o desenvolvimento do projeto de vida é completamente normal que em algum momento precise fazer ajustes, pois a nossa vida é repleta de imprevistos, e podem mudar todo o roteiro da sua vida, mas nunca podem te tirar do objetivo que deseja alcançar.

Se não tem um projeto de vida, você simplesmente existe, leva a sua rotina no modo automático, sem ter um objetivo, uma aspiração que oriente as suas ações. É completamente diferente, quem sabe exatamente onde está e aonde quer chegar. Essas pessoas conseguem se programar muito melhor, sem falar em sua motivação constante. Afinal, é muito mais fácil manter o foco, a motivação e o estímulo quando se sabe onde quer chegar ou algo que deseja conquistar, do que quando não faz a menor ideia do porquê está fazendo o que faz, e no que suas atitudes podem levá-lo.

A importância de ter um projeto de vida não se resume apenas a ter um norte indicado pela bússola a ser seguido, mas também em traçar rotas e estratégias para construir a sua trajetória rumo a direção apontada. Quando se sabe aonde se quer chegar, é possível programar a sua caminhada e enfrentar todos os desafios que aparecem, com a coragem necessária para seguir em frente. Agora, quando se está perdido, você tende a aceitar qualquer destino, buscar os caminhos mais fáceis e inventar desculpas para desistir perante o primeiro obstáculo.

Obviamente, nem sempre a nossa trajetória teve um roteiro, porém, a pessoa que define metas e objetivos pessoais e profissionais, aumenta as chances de encontrar no final, o resultado desejado. Quando planeja algo, você aproveita as oportunidades e se prepara quanto a eventuais problemas. O planejamento proporciona o equilíbrio da sua vida, uma maior qualidade de vida e a alcançar resultados extraordinários. Acredite que você é responsável pela sua própria trajetória, e que, para atingir o que se quer, basta que deposite energia e empenho para dar cada passo rumo a suas realizações.

NUNCA DEIXE NINGUÉM TE DIZER 
QUE NÃO PODE FAZER O QUE DESEJA.



Todos nós possuímos sonhos e queremos ver realizados. Graças a isso, nos motivamos para torná-los realidade, empregando tempo e esforço para que deem certo. E, para isso é preciso criar um projeto de vida, assim se dedica as suas prioridades. Você deposita suas expectativas no próprio destino, movendo as engrenagens para viver como quiser no futuro, trabalha hoje para garantir o amanhã. Esse tipo de planejamento tem um vínculo maior e direto com a felicidade. Isso porque nós, independente da realidade, desejamos aproveitar a vida de forma plena. Ainda que existam limites na sua realidade.

Durante muito tempo, você abriu mão de muitos sonhos, para viver apenas o hoje, isso provoca frustração. Algumas coisas na vida são importantes demais para serem abandonadas ou esquecidas. Por mais que o poder de decisão esteja nas suas mãos, nunca deve abrir mão daquilo que é fundamental para a sua felicidade. Seus sonhos são a maior fonte de força motora com a qual pode contar para te fazer sair do lugar, melhorar a sua vida e ser feliz. Ter sonhos, não é só viver pensando em como será o futuro, e sim saber qual é a direção que quer e deve tomar no presente.

Os sonhos que te movem, te dão motivação e inspiram a sua vida. Não deixe que ninguém o diminua, ou faça acreditar que não vale a pena, ou que não vai conseguir. Fazer um planejamento de vida é o que nos liga a uma realidade em que acreditamos. Graças a isso, temos a força motivadora para seguir em frente firmes, apesar das dificuldades. Você tem todo o direito de escolher, de errar, de decidir mudar tudo, de levar algum tempo para tomar uma decisão, não espere aprovação e compreensão para escolher como vai viver a própria vida.

Portanto, ainda que acredite ser algo pequeno, trace um projeto para sua vida. Materialize o seu sonho através de ações e pensamentos. Ter um propósito é o que nos mantêm vivos, firmes e concentrados. Para traçar qualquer meta de vida, precisamos ser incisivos e ter determinação. Por meio dela, conseguimos evitar distrações e focar unicamente no que queremos. Dessa forma, também podemos encontrar os caminhos mais viáveis, e que facilitem a chegada até o que queremos.

Você tem um valor imenso. Se não consegue enxergar isso, é hora de começar a correr atrás da autoestima e da autoconfiança, porque pode surgir alguém e tentar fazer acreditar que seu valor é menor, do que na verdade é. Nem tudo estará ao nosso favor e, infelizmente, isso é algo normal e esperado. Quando temos um sonho em mente e acreditamos nele, estamos desejando, estamos criando um caminho e projetamos aonde queremos chegar. Lembre-se quem movimenta seus sonhos é você mesmo e mais ninguém.

Defina quais são os seus interesses no campo profissional e pessoal, estipulando metas para que as alcance. Pense em quais habilidades possui e quais precisará desenvolver. Você precisa criar condições e adquirir ferramentas que lhe serão úteis para te ajudar no seu desenvolvimento. Conhecer-se é um modo de melhorar e trabalhar suas limitações. Comece a acompanhar cada esforço individual, verifique como anda o seu progresso e o que pode ser feito, assim poderá escolher as direções corretas, as quais precisará seguir.

Os sonhos servem para te motivar. É por isso que é importante transformar sonhos em objetivos palpáveis, que possam ser convertidos em planejamento, sem ele desperdiçamos nosso tempo e energia com ações que não vão nos fazer sair do lugar, melhorar a vida, ser feliz e alcançar a meta final. Aprenda a gerenciar melhor o seu tempo, é uma boa forma de tornar seus sonhos possíveis. Dedique alguns minutos antes de dormir para anotar o que precisa fazer no próximo dia. Planejar o dia com antecedência te deixará mais preparado para os desafios do dia seguinte.

Faça do planejamento uma parte essencial de sua rotina noturna e assim, não ficará perdido em preocupações logo no início do dia, isso também evitará que procrastine pela manhã. Quantas vezes você já pensou que seu dia precisaria ter mais que 24 horas para dar conta de tudo? E, caso seu dia tivesse mais horas, realmente conseguiria fazer tudo, ou teria mais tarefas ainda a executar? Você tem tempo suficiente para cumprir sua rotina, o que pode estar faltando é o controle do seu tempo, ou melhor, a maneira como o administra.

Você pode optar por aquilo que te faz sentir confortável. Mudar de vida, transformar sonhos em realidade dá muito trabalho, exige muito esforço e leva muito tempo. E, ficar na zona de conforto é tranquilo. O problema é que, você não percebe, mas aquilo que lhe faz sentir seguro, é também o que o distancia de seus sonhos, e de uma vida que poderia ser incrível, maravilhosa e surpreendente. Basta apenas termos ousadia para vencermos nossos limites e irmos além do que possamos imaginar.

COMO GERENCIAR MELHOR O TEMPO 
DE FORMA MAIS EFICAZ.




Você já teve a impressão de que, a cada dia que passa, parece que tem menos tempo para concluir suas atividades diárias? Todos nós temos 24 horas por dia, nem mais nem menos, exatamente a mesma porção de tempo para cada pessoa. O que muda para cada um de nós, é o que cada um faz com o seu tempo. Atualmente, muitos são os ladrões da nossa atenção: redes sociais, WhatsApp, celular e todas as distrações tecnológicas. Isso gera uma perda de tempo irreparável ao longo das nossas horas, dias e semanas.

Já se perguntou: Por que não consegui cumprir com minhas tarefas, se não parei nem um minuto? Isso pode gerar frustração, cansaço e apenas reforça a ideia de que você não gerencia o seu tempo. Muitas pessoas dizem que não têm tempo, e não percebe que o tempo não é o problema, e sim a priorização do que é feito com esse tempo. Entenda que é preciso ter autoconhecimento para analisar sua falta de tempo e se perguntar: Será que realmente estou sem tempo ou não consigo administrar meu dia da maneira correta?

Você já pegou o seu celular para ver que horas eram, e de repente viu a mensagem do WhatsApp, foi ver um vídeo Youtube, foi conferir o Facebook, Instagram, viu algumas outras mensagens, e 10 minutos depois você largou o celular sem sequer lembrar para que tinha pego, e sem saber que horas eram? Pois é, isso é mais comum do que imagina. Então, agora me diga: será que realmente não tem tempo ou não prioriza o seu tempo para fazer o que realmente vai te trazer benefícios?

O que é gestão do tempo? É o processo de organizar, planejar e como dividir o tempo entre todas as tarefas que precisam ser realizadas. Consiste em quantidade de tempo que será gasta para executar alguma atividade. Quantas vezes já se questionou por que não conseguiu terminar todas as tarefas do dia, mesmo tendo trabalhado sem parar? Quando isso acontece, é um sinal de que sua gestão do tempo não é das melhores. Provavelmente, não está gastando tempo com as atividades que realmente são importantes, perdendo totalmente o foco.

Por que é importante gerenciar o tempo? A gestão do tempo permite que divida seu tempo de maneira muito mais inteligente, gerir melhor o tempo vai muito além de simplesmente ter mais tempo livre ou concluir as tarefas diárias mais rapidamente. Quando você adota uma gestão do tempo mais eficiente, consegue realizar tudo o que se propõe para alcançar os objetivos e metas que definiu. Além disso, planejar e administrar o tempo melhor, traz diversos benefícios, tanto para sua vida profissional, como para sua vida pessoal.

Quando você consegue seguir um cronograma de tarefas adequadamente, se sente menos estressado e ansioso. Quem gerencia o tempo com eficiência consegue ter mais tempo para fazer atividades pessoais. A boa gestão do tempo também evita o desperdício, já que conseguirá focar nas atividades que realmente são importantes. Tanto na vida profissional como na vida pessoal, você será visto como uma pessoa mais confiável e eficiente. Por incrível que pareça, a gestão do tempo ajuda a reduzir o esforço necessário para realizar as tarefas.

Nosso tempo é irrecuperável, quem mata o tempo, fazendo coisas inúteis, está fazendo um grande mal para sua vida. O tempo é precioso em nossa vida. Administrar o tempo é uma questão de acreditar que a produtividade não está apenas ligada a realização de muitas tarefas em pouco tempo: ela está ligada a alcançar a qualidade e excelência em tudo o que se faz. Ser produtivo implica aproveitamento, gerenciamento, propriedade e domínio do que se faz. Aplicando alguns métodos práticos e viáveis você pode ter resultados inimagináveis!

Na vida profissional, social, intelectual e em todos os âmbitos, planejamento sempre será eficaz. Um dos segredos de como administrar o tempo é: antes de qualquer tarefa ser realizada, ela deve ser planejada. Atualmente não é fácil largar as redes sociais, principalmente porque muitas vezes usamos elas para aspectos profissionais, o que é totalmente saudável e válido. Não podemos negligenciar essas ferramentas, nem o benefício que elas nos trazem. Mas lembre-se que tudo em excesso faz mal, e com as redes sociais não é diferente.

Quantas vezes, enquanto está realizando alguma tarefa, é atraído por uma conversa em um grupo do WhatsApp? Isso pode ser prejudicial. Tudo tem seu tempo, enquanto está realizando alguma tarefa é importante dar total atenção e dedicação a ela, ter foco para atingir suas metas, exige que administre seu tempo. Também saiba especificar o que é importante e urgente, tendo em mente que são tarefas a ser resolvidas. Muitas vezes não percebemos que pequenas atitudes na nossa rotina podem nos ajudar a ter um desempenho consideravelmente melhor. Independente dos métodos que vai utilizar para gerenciar o seu tempo, o mais importante é não perder o foco e a força de vontade.

COMO FAZER UM PLANEJAMENTO 
PESSOAL QUE VAI MUDAR A SUA VIDA!




O sonho pode ser considerado um combustível para a mudança, pois querer conquistar algo motiva à mudança. As três características marcantes que você precisa para alcançar o sucesso é sonhar, escolher e agir. Muitas pessoas abandonam os sonhos por medo ou por acharem que não têm capacidade, e deixam o acaso direcionar a própria vida. A todo momento escolhemos entre coisas importantes, urgentes e circunstanciais. A percepção de que falta tempo é consequência das escolhas que não fizemos.

Com frequência, as pessoas pensam no que fariam diferente se pudessem voltar no tempo, porém viver em um mundo de hipóteses, olhando para o passado, só causa mais perda de tempo. Muitas pessoas ficam esperando o momento certo para mudar algum hábito, e passa a vida toda esperando. No gerenciamento do tempo, ação é uma palavra fundamental. Não basta ter um sonho, é necessário agir. Muitas pessoas acabam ficando frustradas, pois sabem o que querem, mas não agem para realizar isso.

Em busca de nossas realizações, podemos encontrar muitos obstáculos, mas o maior de todos é a falta de ação. A sensação de que o tempo passa rápido demais, normalmente surge quando estamos utilizando nosso tempo de forma inadequada, com atividades que não contribuem com a realização de nossos sonhos e alcance dos objetivos. Em geral, as pessoas usam a maior parte do tempo em atividades urgentes ou circunstanciais. Muitas vezes, deixar de realizar atividades que não vão te ajudar a conquistar o que deseja é mais difícil, porque exige mudanças de hábitos.

Comece a analisar e classifique as atividades do seu dia, as atividades que são importantes em sua vida, relacionadas aos seus sonhos e objetivos, as atividades que não são previstas, surgem de última hora, e as atividades desnecessárias, onde desperdiça o seu tempo de forma inútil, como conversas sem sentido e atividades que não agregam valor a sua vida. Tenha clareza, quais são seus sonhos e objetivos, e se mantenha focado para conquistar o que deseja. Dessa forma, você vai conseguir perceber quais são as atividades que precisam ser eliminadas, e quais são as situações que precisa aprender a dizer não.

Isso fará com que comece a transformar sua rotina, visando a priorizar as atividades importantes. Em geral, as pessoas têm a maior parte do tempo gasto com atividades que surgem de última hora, e com atividades desnecessárias. Entenda que não é possível dizer “não” para tudo, e apenas fazer o que foi planejado e importante, mas é possível ter a flexibilidade presente em sua vida. Defina claramente quais são seus sonhos e objetivos, e se mantenha focado na conquista deles.

Todos nós queremos alcançar o sucesso, tanto profissional quanto pessoal. Alguns contam com a sorte, outras planejam cada passo e seguem um ritmo de conquistas, que as levam exatamente onde desejam. Saiba que é necessário traçar o caminho para o sucesso, a partir do autoconhecimento e da disciplina. O planejamento deve ser de acordo com seus desejos e suas necessidades, considerando seu estágio atual e onde pretende chegar. Para realizar um bom planejamento pessoal, conheça o seu próprio conceito de sucesso. Quais objetivos você busca e deseja?

Planejamento pessoal é o meio que você define e organiza suas metas e objetivos, direciona as ações para conquistar o que deseja. Para começar a construir um planejamento pessoal, precisa responder algumas perguntas, por exemplo: Como, quando, e qual o seu propósito? Por que quer realizar o que deseja? Faça uma lista das suas prioridades, quais são as suas metas mais importantes. Ter um foco é essencial para não colocar energia em coisas demais e acabar se desviando do seu objetivo principal.

5 Dicas de Como Fazer seu Planejamento Pessoal. 


Defina suas metas, elas irão guiar suas ações, defina seus alvos de forma realista, seja especifico em suas estratégias, recursos e prazos para realizá-las. Organize-se, você deve colocar em evidência seus objetivos e encontrar meios e formas para ajudar a organizá-los, para conquistar suas metas de forma ainda mais rápida, planejada e efetiva. Seja realista, ao definir seus objetivos seja sempre o mais verdadeiro possível. Sonhe com os pés no chão e trabalhe dentro de possibilidades reais e tangíveis. Faça uma autoavaliação e identifique quais são seus pontos que precisam ser melhorados, e quais são os pensamentos e comportamentos que podem sabotar seu sucesso.

Tenha foco, não fique usando desculpas para não fazer o que precisa ser feito. Seu sucesso depende diretamente do seu comprometimento e disposição em alcançar o seu sucesso. Evite distrações, pois elas são sedutoras e agem como ladrões do seu tempo. Foque no seu objetivo desejado, imagine como será quando conquistar o que sonhou. Mantenha-se firme e forte! Motive-se, mantenha-se conectado aos motivos que te fizeram definir suas metas. Lembre-se disso e não deixe que sentimentos de dúvida, medo e ansiedade te sabotem ou que as pessoas ao seu redor te desmotivem com seu pessimismo. Se você acredita, pode e vai realizar todos os seus objetivos.

COMO TER AUTOCONFIANÇA E AUTOESTIMA: 
4 DICAS QUE VOCÊ PODE COMEÇAR 
COM ATITUDES DIÁRIAS.




Como você se vê? Gosta de quem você é? Se você gosta, que maravilha! Significa que a sua autoimagem é muito boa, se tiver uma autoimagem boa, vai ter uma excelente autoestima. Se as duas são boas, vai ter uma excelente autoconfiança. Se eu te perguntasse: por que você acha que a maioria das pessoas tem problemas hoje? Elas não conseguem gostar de si mesmas. Por quê? Porque não gostam do que veem. E como não gostam de si mesmas, nunca terão autoconfiança.

Quem não tem autoconfiança é alguém cujo sentimento de medo toma conta a todo instante. É medo do fracasso, medo da reação dos outros, medo de não atingir um objetivo, medo de ser rejeitado, medo de passar dificuldades, enfim, é medo de tudo e de todos. Assim nunca vai a lugar nenhum na vida. Você percebe como é grave isso? Então qual a receita para gostar de si mesmo? É fugir dos padrões que o mundo estabelece. Quando foi a última vez que se comparou com alguém? Certamente não faz muito tempo.

Vivemos em uma sociedade que nos convida a nos compararmos como os outros, mas não só isso, também nos convida a depender da aprovação externa para nos sentirmos bem com o que fazemos ou decidimos. Tudo isso vem destruindo pouco a pouco a sua própria autoestima. Gostar de si mesmo, do jeito que é, não significa renunciar a melhorar, na verdade implica entender e sentir que temos valores acima de nossas potencialidades.

A autoconfiança é definida como um sentimento de confiança nas habilidades, qualidades e julgamentos de uma pessoa. A autoconfiança é importante para a sua saúde e bem-estar psicológico. Ter um nível saudável de autoconfiança pode ajudá-lo a ter sucesso em sua vida pessoal e profissional. Quando acredita em si mesmo, estará mais disposto a tentar coisas novas. Acreditar em si mesmo é a chave para se colocar nas situações sem medo.

Quando se sente confiante, em vez de perder tempo e se preocupar com pensamentos que não é bom o suficiente, você pode dedicar sua energia em alcançar o que se deseja, terá melhor desempenho e sentirá capaz de explorar o mundo, descobrir suas forças e limites pessoais. A autoconfiança pode ser desenvolvida, você precisa de dedicação, ser persistente e certamente chegará onde quer. Para garantir que sua autoconfiança seja realista, autêntica e socialmente apropriada, pode começar com algumas atitudes diárias.

1. Pare de se comparar com os outros. As comparações não são saudáveis, pessoas que se comparam a outras, se sentem pior sobre si mesma. Preste atenção aos momentos em que você compara suas habilidades, conquistas e atributos. Pensar que as outras pessoas são melhores ou que têm mais, irá corroer sua confiança em si mesmo. Quando você perceber que está fazendo comparações, lembre-se de que fazer isso não ajuda. Todo mundo está correndo sua própria corrida, e a vida não é uma competição.

2. Tenha cuidado com seu corpo. É difícil se sentir bem consigo mesmo, se está se olhando no espelho e não gosta do que se vê. Ter uma alimentação saudável e a prática de atividade física é essencial para alcançar uma maior qualidade de vida. E, quando a sua imagem corporal melhorar, você se sentirá mais confiante. Faça do autocuidado uma prioridade. Assim, se sentirá mais confiante em relação a si mesmo.

3. Pratique a autocompaixão. Falar mal de si mesmo não vai motivar você a fazer melhor, a autocompaixão contribui para uma maior confiança. Pensar que todo mundo erra às vezes, em vez de se martirizar pode ajudá-lo a se sentir bem, mesmo quando não executa uma tarefa tão bem quanto esperava. Em vez de se culpar, de uma folga a si mesmo, abra um sorriso e lembre-se que ninguém é perfeito.

4. Lembre-se de que a vida é curta e preciosa. Lembre-se todos os dias de que a vida é muito curta, e você pode nunca ter uma segunda chance. Portanto, aproveite ao máximo as primeiras chances que têm. Aja com autoconfiança e acredite que pode ter sucesso, mesmo quando parece uma possibilidade distante.

Trabalhe todos os dias, mesmo que de uma forma pequena, para realizar seus sonhos e aproveite cada momento que vive. Você é o que sente e age. Faça as coisas que gosta de fazer, viva o momento, cuide-se, tente fazer o melhor e aproveite. Dessa forma, aproveitará cada ocasião ao máximo e se sentirá muito melhor em relação a si mesmo.

COMO DESCOBRIR SEU PROPÓSITO DE VIDA 
E TER MAIS FELICIDADE.




Os dias passam e eu não consigo ver um sentido na vida. Os dias são sempre iguais, a mesma rotina, parece que nada acontece, sinto um vazio, sinto uma sensação de que está faltando algo. Você já se sentiu fragilizado e sem enxergar o real sentido da vida? Sensação de que não há nenhuma razão para viver, para lutar, sentimento de ser incapaz de encontrar um objetivo ou uma direção na vida, a sensação de que mesmo que se esforce muito não consegue traçar um novo rumo na vida. Esse é o doloroso sentimento de viver por viver.

A maneira como enfrenta os problemas pode definir o rumo da sua existência. A maior parte das pessoas não reconhecem que as oportunidades são construídas diariamente. Na realidade, a maioria das pessoas possuem medo de viverem fora de seu limite. Grande parte das pessoas estão mais aptas a falar sobre o que elas querem, mas não estão dispostas a executar o que é realmente necessário para acontecer o que desejam em sua vida.

Somos livres para se desenvolver e também usufruir dos benefícios que este desenvolvimento pode nos proporcionar. É sua responsabilidade entender que tem esse poder de evolução. Se você fingir que não possui este poder, consequentemente não mudará sua vida em nada, e nunca vai experimentará algo novo. Por que esperar atingir o limite do sofrimento, para iniciar um processo de mudança? Não espere mais para olhar para trás e se arrepender por não ter criado a vida de seus sonhos.

Se liberte para viver uma vida melhor. Você deve pensar como era quando criança e sonhar alto. Como adultos, os pensamentos são condicionados a limitar nosso pensamento, e trazer nossos sonhos para o que a sociedade acha possível e alcançável. Por isso, se a sua intenção é de ampliar suas realizações em qualquer nível, é preciso compreender que o único responsável pela sua vida é você mesmo. Por isso, busque o que faz sentido para ela.

Lembre-se que o segredo dos grandes realizadores é que um dia eles sonharam além de seus limites. Acredite em você e em suas conquistas! Tenha em mente duas coisas: você é o que acredita, e está onde quer estar. Se acredita que não nasceu para ser bem-sucedido e plenamente feliz, não será. Felicidade e qualidade de vida não possuem nenhuma relação com seu nível de conhecimento ou até mesmo recursos financeiros. Felicidade pode ser definida por um estado de consciência plenamente satisfeita, e a percepção de um conjunto de sentimentos prazerosos.

Felicidade está diretamente ligada à sua realização, e você só pode alcançar isso se acreditar em si, e tiver coragem para trilhar novos caminhos. Se realmente deseja transformar sua vida e realizar seus sonhos, deve manter seu foco e entrar em ação. Se continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes, saiba que nunca vai acontecer. Faça coisas diferentes em sua vida! Seu futuro começa agora! Pessoas que não ampliam seu poder de atuação estão sempre dizendo: “Amanhã eu farei isso ou aquilo”.

Entenda que você escolhe o que fazer com a sua vida, com o seu tempo e sua energia. Se tem o sonho de fazer algo, então encontre algum meio para fazer. Faça algo além de procrastinar, mude suas palavras e seus pensamentos, e mudará sua vida. Você pode dar milhões de desculpas para não entrar em ação agora! “É muito longe”, “não tenho tempo”, “não tenho dinheiro”, “sou muito velho”. Pare de dar desculpas! Quando estamos interessados, sempre achamos uma maneira de contornar as dificuldades.

Ter um propósito, faz a sua vida ter um sentido, por isso pare de apenas sobreviver e faça a sua vida valer a pena, descobrindo e alinhando a sua vida com o seu propósito. Para dar sentido a sua vida, siga esses 3 passos para descobrir o seu propósito de vida. 


Passo 1 - Descubra quem você é de verdade, por isso para voltar a ser quem você é, é preciso se libertar, é preciso entender quem é você de verdade. E só é possível fazer isso através do autoconhecimento.

Passo 2 - Descubra suas capacidades, talvez hoje você ainda não saiba quais são, mas pode ter certeza que existe algo. Seu trabalho é descobrir, aprimorá-las e utilizá-las na sua vida, e para descobrir, preste atenção nas coisas que faz muito bem e sente alegria ao fazer. 

Passo 3 - Ouça seu coração, o seu propósito de vida está dentro de você, e não do lado de fora. Para ter uma vida que nunca teve, precisa se tornar uma pessoa que nunca foi, uma pessoa diferente e mais firme, mais calma e mais focada. Mas a verdadeira mudança só é válida e poderosa se for feita de dentro para fora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA - CARTAS A UM JOVEM TERAPEUTA

ASSUMA UM COMPROMISSO COM VOCÊ MESMO!

VOCÊ É CAPAZ DE VIVER UMA TRANSFORMAÇÃO