❤️ COMO LIDAR COM A DEPRESSÃO?

COMO LIDAR COM A DEPRESSÃO? 



Milhares de pessoas sofrem com a depressão, é perfeitamente normal sentir-se triste, chateado ou infeliz com situações estressantes da vida. Contudo, pessoas com depressão experimentam essas sensações constantemente por um longo período, interferindo nos relacionamentos sociais, trabalho e atividades diárias.




Se você ou alguém do seu convívio social, apresenta os sintomas de depressão e, acredita que isso esteja atrapalhando suas atividades e modo de vida, busque ajuda. Se não tratada efetivamente, a depressão pode progredir para algo mais grave, como as tentativas de suicídio e o suicídio.

A depressão é um transtorno que pode atingir pessoas de qualquer faixa etária e qualquer sexo. Sabe-se que o desânimo e os demais sintomas da doença são provocados por alterações químicas no cérebro da pessoa deprimida, principalmente com relação aos neurotransmissores serotonina, noradrenalina e, dopamina, substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. 

O diagnóstico é feito com base nos sintomas apresentados, em como a pessoa se apresenta fisicamente e emocionalmente no momento, fazendo uma breve análise do seu histórico de vida e familiar. Além disso, a depressão é classificada de acordo com a sua intensidade - leve, moderada ou grave. O psicólogo irá fazer uma série de perguntas sobre seu estado físico e emocional e, em alguns casos, o psicólogo pode recomendar que você procure um psiquiatra. 

AFINAL, COMO COMBATER A DEPRESSÃO?


Você precisa estar atento aos sintomas, a depressão começa de uma determinada
maneira e vai se intensificando, sabendo um pouco mais sobre a doença, é necessário a procura de ajuda psicológica, que identifica conflitos, auxilia a encará-los, e a sair do estado de abatimento.

Se você ou alguém do seu convívio social, apresenta os sintomas de depressão e, acredita que isso esteja atrapalhando suas atividades e modo de vida, busque ajuda. Se não tratada efetivamente, a depressão pode progredir para algo mais grave, como as tentativas de suicídio e o suicídio. 

Em casos mais graves, o tratamento é feito em conjunto pelo psiquiatra e o psicólogo. Existem diversos medicamentos antidepressivos, que ajudam a regular a química cerebral, e o acompanhamento psicológico, buscará levantar as causas do problema e como ele poderá ser enfrentado.

A depressão mina a energia do corpo, levantar da cama e viver um novo dia pode não ser tão fácil, mas o importante é lutar contra esse desânimo, é fundamental começar a se mexer, a levantar e se ajudar para ser ajudado, e querer sair de onde está, mude o seu estado, mudando as pequenas atitudes com você. 

Comece a reformular pensamentos negativos em positivos, inicie uma atividade física, como caminhar, correr e pedalar, porque o exercício libera no cérebro substâncias como as endorfinas, ligadas ao bem-estar e prazer, essas ações podem contribuir com o tratamento para a melhora do estado de ânimo, motivação e, consequentemente, melhora geral da saúde.

Você tem que lutar muito contra a doença, mas isso não é para desanimá-lo. Procure aceitar essa situação no momento presente, ao contrário de fugir dela, a vida
acontece num equilíbrio entre a alegria e a dor. Viva em suas condições, quem não desperdiça tempo reclamando sobre a vida consegue aproveitar melhor seus próprios recursos. Assim, é possível estabelecer metas de vida e conseguir atingir objetivos que deseja. 

Mas a forma com que se reage as frustrações é algo que deve ser trabalhado, com a ajuda do psicólogo, aprender a administrar melhor as emoções. Ficar triste é comum a todos em determinados momentos da vida, o que você precisa aprender é
como superar da melhor maneira essa fase. Assim quando você conseguir identificar o que desencadeia a tristeza, terá a consciência da responsabilidade sobre seus pensamentos e como administrar os sentimentos. 

O acompanhamento psicológico é muito importante para que esta fase tão dura seja superada de forma saudável, tornando-nos capazes de ressignificar os sentimentos da vida e tornar o dono da sua própria história, pois o autoconhecimento facilita a descoberta de habilidades positivas, compreender a si próprio, sentir, superar e ser feliz.

Aceite ajuda.

Conecte-se aos seus sentimentos.

Pratique o autocuidado, a auto responsabilidade, e o equilíbrio.

Pratique exercícios físicos regularmente e tenha uma alimentação saudável.

Faça atividades prazerosas.


Compreenda a si próprio e valorize-se.

Faça terapia, procure ajuda psicológica.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA - CARTAS A UM JOVEM TERAPEUTA

ASSUMA UM COMPROMISSO COM VOCÊ MESMO!

VOCÊ É CAPAZ DE VIVER UMA TRANSFORMAÇÃO