CUIDADO COM OS CONFLITOS INTERNOS E OS INCÔMODOS EMOCIONAIS.

 CUIDADO COM OS CONFLITOS INTERNOS 

E OS INCÔMODOS EMOCIONAIS.

Aprendemos desde criança que se dermos o nosso melhor, se fizermos as coisas bem-feitas, então tudo correrá bem e teremos a recompensa do nosso esforço. Mas haverá momentos nas quais trabalharemos muito para realizar um determinado projeto e não teremos resultado, e é nessa situação que somos invadidos pelo desânimo e decepção. Pensamos que todo o esforço não valeu a pena, que foi tempo desperdiçado.

Ficamos desmotivados e sem energia para nos envolvermos novamente com um projeto. Revoltamo-nos porque sentimos que o nosso empenho e trabalho árduo não deram frutos, dos quais considerávamos ser merecedores pelo esforço.

Às vezes, mesmo quando fazemos tudo o que está ao nosso alcance, as situações podem não acontecer como esperávamos, desencadeando uma reação emocional, a frustração, que surge quando queremos alcançar um objetivo e há algo que impede essa ação, tornando uma experiência desagradável. Nem sempre as coisas ocorrem da forma que gostaríamos que acontecesse, e isso deve-se ao fato de que nem tudo depende exclusivamente de nós, e de que não temos o controle de muitas coisas, mas podemos controlar como reagiremos diante do momento que trabalhamos muito para realizar um determinado projeto e não temos o resultado desejado.

Muitas vezes somos severos e críticos de nós mesmos, afogando-nos em sentimentos de autopiedade, de pena de si mesmo, tornando um problema para muitos. Este sentimento pode ser sutil, difícil de identificar e frequentemente permanece imperceptível. Muitos de nós podemos nem mesmo nos darmos conta de que este desconforto é a causa de nosso problema, podemos perceber que estamos nos tornando irritáveis, críticos, descontentes, deprimidos ou confusos. Em situações como estas, tentamos mudar fatores ambientais com intuito de satisfazer o desconforto interior que sentimos. Mas é MELHOR PROCURAR DENTRO DE SI pela causa do seu descontentamento.

Os conflitos internos e os incômodos emocionais acabam se tornando mais difíceis de resolver devido às atitudes negativistas, desistindo de um projeto antes mesmo de começar. Essa tendência à desistência pode fazer com que se isole cada vez mais, na própria zona de conforto. Por outro lado, abala a sua autoestima por ter que lidar com a triste realidade de impotência em relação aos seus próprios limites. Se você é incapaz de se aceitar como é, tem uma opinião negativa sobre si mesma, certamente, poderá se ressentir com aqueles que não correspondem as suas expectativas. Compreenda quais são seus pontos fortes e fracos, suas limitações e como elas surgiram.

Comece a ser mais realista em relação as suas expectativas. 

Nada pode ser mais frustrante do que definir expectativas que fogem ou não se adaptam a sua realidade. Então, reflita se o que você espera que aconteça está de acordo com as suas possibilidades, quando possui expectativas alcançáveis, pode parar de se repreender e ter mais prazer em comemorar as pequenas vitórias. À medida que você se conhece e pontua as suas crenças e inseguranças, consegue combatê-las com uma atitude positiva dia após dia. E, lembre-se de se parabenizar sempre que superar um desafio, reconheça seu valor, suas boas ações e os trabalhos bem-feitos, pois suas ações representam quem você é.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA - CARTAS A UM JOVEM TERAPEUTA

ASSUMA UM COMPROMISSO COM VOCÊ MESMO!

VOCÊ É CAPAZ DE VIVER UMA TRANSFORMAÇÃO