COMO AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO PODEM CONTRIBUIR PARA UMA VIDA MELHOR.

 

COMO AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO 

PODEM CONTRIBUIR PARA UMA VIDA MELHOR.

Na vida todo mundo passa por problemas, desde pequenos incômodos do dia-a-dia até os mais complexos. Os motivos são vários: emocionais, familiares, financeiros, saúde entre outros, com os quais inevitavelmente se depara ao longo da vida. Para resolvê-los é necessário autoconhecimento e maturidade, não só para reconhecer que algo precisa ser mudado, mas também para encontrar a melhor solução possível dentro da sua capacidade.

Seus problemas não são especiais, e ninguém realmente se preocupa com você e com as coisas que acontecem em sua vida. Por mais que alguém queira te ajudar, a perspectiva dela sobre o mundo é diferente da sua, e projetar expectativas sobre o outro não vai ajudá-la nem um pouco.

Problemas pessoais, de saúde, financeiro, profissional, crise no relacionamento ou qualquer coisa que esteja ocupando sua cabeça atualmente, independente do quanto está te afetando, fazendo perder noites de sono, horas de choro e sofrimento, ninguém vai te tratar de maneira especial por isso. Algumas pessoas podem te ajudar, um amigo, um familiar com uma boa conversa, e até dizer o quão especial você é, mas saiba que ajudar não significa resolver seus problemas. Esperar que alguém resolva seus problemas só vai desestimulá-la a não acreditar no seu próprio potencial e vai se tornar dependente de outras pessoas.

Cuidar de si mesma exige tempo e dedicação. Não adianta ignorar seus próprios problemas, isso pode te fazer adoecer. Seja sincera, encare suas dificuldades, olhe para o seu interior e, quando tudo estiver em harmonia, a sua energia positiva será o suficiente para inspirar todos ao seu redor. Pense que os problemas nos ajudam a crescer e a entender que a vida não é um mar de rosas. Assim como você, todo mundo tem problemas, todo mundo tem um dia ruim, todo mundo se sente desvalorizado, todo mundo já passou e se sentiu muito pior do que você. Enquanto reclama, nada se resolve. A partir do momento que entender isso, perceberá que as dificuldades precisam acontecer para que amadureça e aprenda a lidar com as dificuldades.

Ninguém dá a mínima para os seus problemas e, se não resolver, ninguém o fará. 

Assim como as pessoas não se preocupam com você, você deveria se preocupar menos com a opinião dos outros, principalmente na hora de resolver seus conflitos, pare de arranjar desculpas para não se empenhar em resolver seus problemas. Quando busca agradar a todos, não vai agradar a ninguém, muito menos a si mesma. Deixe de lado esta preocupação e tenha liberdade para tentar, falhar e aprender sozinha, para tomar decisões em cima das coisas que você quer, não como as pessoas pensariam sobre isso.

Aí é que entra a inteligência emocional, ela ajuda a identificar com mais clareza os pontos fracos, te direciona na direção para a evolução pessoal e ajuda a evitar muitas dificuldades, justamente por permitir que continue focada e motivada, mesmo quando as coisas não estão indo para o caminho desejado. Ter controle sobre suas emoções é não ter medo de olhar para as fraquezas e enxergar nelas uma oportunidade de se desenvolver. Quem olha atentamente para os detalhes da própria vida durante o cotidiano, consegue parar para refletir e fazer ajustes ao longo do caminho. Por isso é preciso dar atenção aos menores desafios diários e ressignifica-los constantemente, para que não se transformem em algo maior.

O quanto antes forem trabalhadas habilidades de autoconhecimento, que são desenvolvidas a partir da sua própria inteligência emocional, maiores as chances de manter a vida em equilíbrio. Afinal, inteligência emocional não significa se proteger de tudo o que incomoda, mas sim adquirir resiliência e flexibilidade para gerar soluções com mais facilidade. Todos os problemas que passamos acima de tudo são grandes oportunidades de reflexão e autoanálise, para promover transformações profundas. Portanto, o quanto antes for desenvolvido o autoconhecimento, melhor, aproveite para estimular essas habilidades e se tornar capaz de gerenciar os problemas da vida e, o mais importante, acredite em você, seja verdadeira consigo mesma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA - CARTAS A UM JOVEM TERAPEUTA

ASSUMA UM COMPROMISSO COM VOCÊ MESMO!

VOCÊ É CAPAZ DE VIVER UMA TRANSFORMAÇÃO