❤️CULPA, MÁGOAS E RESSENTIMENTOS AFETAM A AUTOESTIMA!

CULPA, MÁGOAS E RESSENTIMENTOS AFETAM A AUTOESTIMA! 

Culpa, sentimentos de não merecimento e autossabotagem andam juntos. Se não se perdoar por erros que cometeu no passado, e não se livrar de experiências negativas e pensamentos tóxicos, vai viver sempre se punindo, guardando culpa que não vai permitir ser feliz. Se não é capaz de perdoar a si mesmo, é como se não fosse justo ser feliz. Já as mágoas e ressentimentos geram sentimento de injustiça e de vitimização, roubam a sua energia e o fazem ficar preso a pessoas, e a um passado que não tem como mudar.

Culpa, sentimentos de não merecimento e autossabotagem andam juntos. Se não se perdoar por erros que cometeu no passado, e não se livrar de experiências negativas e pensamentos tóxicos, vai viver sempre se punindo, guardando culpa que não vai permitir ser feliz. Se não é capaz de perdoar a si mesmo, é como se não fosse justo ser feliz. Já as mágoas e ressentimentos geram sentimento de injustiça e de vitimização, roubam a sua energia e o fazem ficar preso a pessoas, e a um passado que não tem como mudar.

A autoconfiança fica abalada, você se sente inseguro, reativo, desconfiado e medroso. Todos nós temos pontos fracos na autoestima, mesmo quando se trata de alguém que tem autoestima elevada. Então, observe bem se você tem algumas dessas dificuldades. Dificuldade em dizer não, e impor limites, faz coisas que não gosta apenas para agradar aos outros deixando a si mesmo insatisfeito. Relações de amizade superficiais, atrai relacionamentos amorosos destrutivos e/ou insatisfatórios, não consegue atrair e/ou manter relacionamentos amorosos. 

Medo e dificuldades em lidar com críticas, sentimento de culpa por situações passadas ou situações presentes, facilidade em se magoar e dificuldade em perdoar, sentimentos de não merecimento, é repetidas vezes rejeitado nos relacionamentos amorosos, sensação de que sempre faz mais do que a outra parte nos relacionamentos, dificuldade em receber, desconfiança ao receber elogios, dificuldade em elogiar os outros, sente que sempre dá mais do que recebe. Sensação de que os outros nos devem e são ingratos, sentimento de rejeição e abandono, ser crítico demais consigo mesmo, e com a terceiros, sensação de não ser capaz e pessimismo ao iniciar um novo projeto, necessidade de controlar os outros, sentir-se desconfortável com o corpo e aparência física, ciúmes, medo de ser rejeitado e de ouvir não, preocupação excessiva com a opinião alheia, necessidade de rebaixar outras pessoas. 

Comportamento arrogante (aparente autoconfiança escondendo uma fragilidade), dificuldade em encontrar qualidades em si mesmo, facilidade em encontrar defeitos em si próprio, dificuldade em expressar sentimentos, timidez, facilidade em encontrar defeitos nos outros e dificuldade em ver qualidades, ter pena de si próprio, vontade de falar mal dos outros, sentimentos de inveja. Esses são apenas alguns indicadores pra que possa refletir, se identificar com muitos deles, não se espante, tudo pode ser melhorado!
 
A baixa autoestima é um problema muito mais comum do que se possa imaginar. Portanto, se você acredita que sofre com esse tipo de problema, observe que esses sintomas afetam diretamente e de forma muito negativa a sua relação consigo mesmo, as relações afetivas, sociais e as relações profissionais. Saiba que é plenamente possível desenvolver uma autoestima, descobrir comportamentos que estejam sabotando o seu sucesso na superação da baixa autoestima, criar uma visão clara e objetiva dos sintomas, padrões e situações que você quer se libertar. Assim, transformando profundamente a sua vida, alcançar o bem-estar, a paz interior, a felicidade e realizações profissionais. Pessoas que possuem alta autoestima costumam ser mais fortes, resistir às situações adversas por acreditarem mais em seu próprio potencial de ação.  Um dos principais motivos para uma baixa autoestima são as crenças negativas enraizadas sobre si.
 
Você terá que trabalhar para reprogramar a maneira como pensa a respeito de si, e criar um objetivo inicial de ser mais positivo consigo mesmo, a oportunidade de mudança está em suas mãos. Aceite que a forma como vemos a nós próprios, afeta diretamente tudo aquilo que fazemos. Pessoas com a autoestima elevada, promovem a capacidade para serem felizes, aumentam o seu bem-estar, e consequentemente a produtividade na sua vida.

Comece mudar algo que você pode fazer imediatamente, para demonstrar que é capaz de atingir as metas que estabelece? Comece a realizar coisas em que você é bom, reforça a crença nas suas habilidades e pontos fortes. Proponha-se a fazer aquilo que faz bem e que gosta, perceba como é que faz essas coisas, perceba como se sente após ter concluído. Cada tarefa completada, independentemente de quanto seja pequena, é um passo importante na construção da sua confiança. Algumas mudanças de comportamento é uma realização, um processo de motivação. A autoestima é algo que nós desenvolvemos, dê o primeiro passo, lembre-se que a autoestima é a chave para o sucesso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA - CARTAS A UM JOVEM TERAPEUTA

ASSUMA UM COMPROMISSO COM VOCÊ MESMO!

VOCÊ É CAPAZ DE VIVER UMA TRANSFORMAÇÃO