A CLÍNICA PSICANALÍTICA COMO PROMOTORA DE SAÚDE.

A CLÍNICA PSICANALÍTICA COMO 

PROMOTORA DE SAÚDE.

Para a psicanálise, “a ética [...] segue a orientação de cada sujeito e não o que a cultura espera dele, e sim, segundo o que ele próprio é em seu desejo inconsciente” (COSTA, 2009, p. 87/88). “E, o que é mais importante, porque a maneira de fazer o sujeito existir é trazer à cena do tratamento o sujeito do inconsciente que se apresenta por meio de seu sintoma” (FIGUEIREDO, 2004, p. 78).


"Starry Night"
("A Noite Estrelada") de Van Gogh.

Portanto, para pensarmos na possibilidade de promoção de saúde através da escuta, entenderemos saúde como a capacidade normativa do sujeito. Desta forma, o “tema da saúde pensando na questão do que seria normal ou patológico, percebendo que o uso destes conceitos desde o século XIX, era utilizado para representar a variação de um padrão normativo” (PUTTINI & PEREIRA, 2007, p. 455). Canguilhem aposta na normatividade da vida: “a normatividade indica que a vida estabelece normas para si mesma, ou seja, se autodetermina” (PUTTINI & PEREIRA, 2007, p. 456).

Desta forma: “a vida não é indiferente às condições nas quais ela é possível... é polaridade [...] em resumo, a vida é, de fato, uma atividade normativa” (PUTTINI & PEREIRA, 2007, p. 460). Podemos pensar então, que a vida é regida por forças instituístes, forças criadoras, normativas; forças que promovem a mudança, o sair de um estágio estagnado, cristalizado. Temos que a “normatividade da vida [...] emerge da própria atividade do ser vivo, se manifestando como escolha ou mesmo como intenção consciente” (PUTTINI & PEREIRA, 2007, p. 462).

Para Costa (2009), “Freud observa que é evidente o caráter inevitável do sofrimento” (p.90). O próprio homem cria instituições que não propicia o bem estar, e sim um enquadramento, uma normatização do sujeito, ou seja, proporcionando uma batalha entre constituição psíquica do sujeito e as possibilidades de satisfação, criando um tensionamento constante entre o sujeito e a cultura. Assim, “se a cultura exige do sujeito o sacrifício tanto das tendências sexuais como das tendências agressivas, não nos espanta que ele não possa ser feliz” (COSTA, 2009, p.91).

Frente a isso, então o psicoterapeuta é um promotor de saúde? Pensando que seu papel é construir condições para que o sujeito perceba o que está entre o sonho e a dor. Assim, significando esse espaço produzindo saúde. Portanto, pensar sobre as consequências das relações sociais para as pessoas é necessário e fundamental, pois, é inevitável o sofrimento do homem, sendo que, ele vive em sociedade, e desta forma, reprime suas pulsões. E considerando que, essa relação na vida não permite que os homens alcancem realmente o prazer e a felicidade, e sim o recalcamento de suas pulsões.

Porém, a complexidade das especificidades inerentes ao método psicanalítico como, por exemplo, tornar consciente o que é inconsciente, atuando assim como um decifrador que com seus recursos técnicos é capaz de traduzir e revelar ao sujeito seus desejos. (MACEDO & FALCÃO, 2005). Portanto, caracterizam-se pelas particularidades e também pela diversidade de paradigmas relacionada aos seus conceitos, teorias e métodos de interpretação e intervenção na realidade do sujeito que sofre. Frente a isso a teoria é um alicerce de referência ao psicoterapeuta, devendo sempre ser adotada com a elasticidade que a técnica nos permiti, assim indo tateando e se orientando com a teoria, prática profissional e pela supervisão.



Comentários

Anônimo disse…
Será que realmente cabe a mim o poder de escolher quem serei amanhã? Adenilson o anônimo. Valeu, Marcelão!!
MARCELO ALVES disse…
Adenilson, agradeço sua participação! Sobre sua pergunta eu acredito que sim, pois temos o poder de escolha, assim, escolha não tem a ver com a verdade, tem a ver com a certeza, que está além da verdade. E essa certeza sera uma escolha entre uma coisa ou outra. Portanto, somos resultado de nossas escolhas e história de vida.

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA - CARTAS A UM JOVEM TERAPEUTA

ASSUMA UM COMPROMISSO COM VOCÊ MESMO!

VOCÊ É CAPAZ DE VIVER UMA TRANSFORMAÇÃO