O PODER DO PERDÃO.

 

O PODER DO PERDÃO.

Você sabia que a falta de perdão pode afetar sua saúde? O não perdoar faz mal a você e não ao outro. O outro, muitas vezes, nem percebeu o que aconteceu, ele nem sabe o que sentiu quando tiveram aquela conversa, aquela discussão, ou quando discordaram sobre determinado assunto. Assim, como muitas vezes alguém se magoou com você e também nem se deu conta, já pensou nisso? A falta de perdão pode produzir sentimentos desagradáveis, que ficam escondidos, e quando surgem, podem te dominar, tornando-a irritada, com raiva, amarga com a vida e com as pessoas que estão a sua volta.

Será que você sabe perdoar? Será que consegue perdoar? Perdoar pode ser um grande desafio para muitas pessoas. Perdão é a ação de se livrar de uma culpa, uma ofensa ou uma dívida. O perdão é um processo mental que visa a eliminação de qualquer ressentimento, raiva, rancor ou outro sentimento negativo sobre determinada pessoa ou por si própria. Esses sentimentos são capazes de desenvolver doenças psicossomáticas que nem imaginamos. Problemas cardíacos, úlcera, depressão, nódulos e até mesmo tumor. São doenças físicas que podem ter como origem a dificuldade de perdoar.
Perdão é uma decisão, uma escolha, um verdadeiro remédio para a alma. O perdão é uma oportunidade para se libertar de amarras negativas do passado e seguir adiante. Sendo assim, perdoar é uma ação libertadora que simboliza a inteligência e permite o amadurecimento pessoal. Entenda que essa difícil tarefa precisa ser aprendida e exercitada, não se trata de algo tão simples e, que essa atitude não pode ser desprezada. Não perdoar impede a chance de viver novas possibilidades e ter mais satisfação na vida. Por isso, devemos entender que perdoar não significa livrar o outro da culpa ou esquecer o que aconteceu. Significa deixar o sofrimento ir embora. Todos nós experimentamos expectativas frustradas e experiências dolorosas. Mas, quando nos apegamos a elas, deixamos de desfrutar de uma vida mais tranquila. Em vez disso, estamos sobrecarregados pela dor e pelo fardo de nos sentirmos traídos. Aprender a perdoar pode ajudá-la a melhorar sua saúde mental e emocional, porque leva à superação de sentimentos de raiva, ansiedade, rancor e depressão. Isso ajudará a parar de pensar sobre o sofrimento do passado e a se tornar capaz de melhorar seu futuro.

A atitude de perdoar pode melhorar seu bem-estar psicológico e físico. 


Muitas vezes perdoar pode diminuir a frequência cardíaca, redução da pressão arterial, maior alívio do estresse e pode melhorar a qualidade do sono. O perdão pode eliminar a experiência negativa do estresse e, também ajuda a restaurar sentimentos, comportamentos e pensamentos positivos. Para melhorar sua qualidade de vida, uma das principais coisas que deve fazer, é se libertar do passado e viver o momento presente. Muitas vezes você carrega o passado e se sobrecarrega.
Perdoar é um remédio de libertação, pois a mágoa e o ressentimento são sentimentos tão perigosos que possuem a capacidade de roubar seus sonhos. Quando praticamos o perdão, temos que desistir da ideia de que o passado deveria ter sido diferente ou melhor. Não podemos mudar o passado, por isso não devemos deixar que o passado nos mantenha prisioneiros. Perdoar é difícil, porém é uma ação bastante inteligente e traz muitos benefícios. A sensação gerada pelo perdão transmite mais tranquilidade e autoconhecimento. Ninguém pode mudar uma situação do passado, mas todos têm a chance de dar um novo significado ao ocorrido, porque viver nutrindo emoções negativas gera desequilíbrios emocionais e até físicos. Aprenda a lidar com as limitações, os erros, refletir sobre o quanto se condena e se critica pelos próprios erros. Você é capaz de perdoar a si mesma e lidar com seus erros, compreendendo que é um ser humano como qualquer outro. Não precisa de tanto esforço para perdoar, o mais importante é estar bem consigo mesma.


Existem muitas razões para perdoar. Comece se libertando de sentimentos como a mágoa e o ressentimento. Sendo assim, perdoar faz bem a si mesma, deixando de se concentrar em suas mágoas e conseguindo focar mais em coisas positivas para si. Tire um peso das suas costas, acabe com o estresse, dê a chance de viver novas possibilidades, sinta-se mais livre para abraçar o mundo e viver sem medo de buscar o que sempre sonhou. É melhor valorizar o seu tempo com sentimentos positivos, e não subestime o poder do perdão. Perdão é simplesmente seguir em frente, sem mágoas, sem rancores. Levando apenas a lição do aprendizado, da experiência de vida, do amadurecimento. Saber perdoar é realmente chegarmos ao equilíbrio e à boa saúde física e mental. O perdão liberta! Então, a chave para transformar sua vida é decidir perdoar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA - CARTAS A UM JOVEM TERAPEUTA

ASSUMA UM COMPROMISSO COM VOCÊ MESMO!

VOCÊ É CAPAZ DE VIVER UMA TRANSFORMAÇÃO