ORIENTAÇÃO VOCACIONAL.


ESCOLHA PROFISSIONAL 

Realizar escolhas não é tarefa fácil, o processo é complexo, porque escolher significa abrir mão de uma série de outras possibilidades. Escolher implica na elaboração de um luto.

 

O que fazer então? O conflito é inerente, assim a Orientação Vocacional tem o intuito de lançar luz a esta busca que pode parecer tão obscura. Portanto, atingir tal compreensão pressupõe refletir sobre alguns aspectos que permeiam o processo de escolha profissional: o que significa fazer uma escolha? Quais os fatores que influenciam a tomada de decisão profissional? Quais as crenças e pré-conceitos envolvidos nesta escolha? Quais são as variáveis que podem interferir neste dinâmico processo?

A estas perguntas e reflexões somam-se, ainda, outras: 

Quem sou eu? O que eu quero vir a ser? Quais são meus limites e potencialidades? Deste modo, o autoconhecimento, aliado ao conhecimento da realidade sócio profissional teremos o pilar fundamental de todo o processo, e para descobrir quem eu quero vir a ser, é necessário descobrir quem sou eu. Mas para articular este autoconhecimento a um projeto futuro é necessário, também, conhecer a realidade das diversas profissões e ocupações; só escolhemos com segurança aquilo que efetivamente conhecemos.

Durante o processo de Orientação Vocacional as atividades desenvolvidas pressupõe a utilização de entrevistas, atividades e questionários, sempre voltados para estes dois pontos, identificando seus interesses, valores e aspirações enquanto são pesquisados e discutidos aspectos da realidade sócio profissionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA - CARTAS A UM JOVEM TERAPEUTA

ASSUMA UM COMPROMISSO COM VOCÊ MESMO!

VOCÊ É CAPAZ DE VIVER UMA TRANSFORMAÇÃO