O QUE SÃO DOENÇAS PSICOSSOMÁTICA?

 ENTENDA COMO A MENTE PODE AGIR 

DIRETAMENTE SOBRE O CORPO

Ao longo da vida enfrentamos situações inesperadas, geradoras de intensas angústias, e se por alguma razão essas angústias não podem ser digeridas, elas transbordam para o corpo, que adoece. As doenças psicossomáticas estão relacionadas ao controle das emoções, sentimentos e ao modo de pensar. As emoções incontroladas e os pensamentos negativos desencadeiam desequilíbrios mentais que, consequentemente, sobrecarregam as funções orgânicas e atrapalham o funcionamento do corpo. O estresse gerado por essas emoções negativas afeta a capacidade de ajustes das funções orgânicas do organismo.

As doenças psicossomáticas são provocadas por alterações emocionais que causam sintomas físicos como: dor, falta de ar, coração acelerado, queixas gastrointestinais ou tremores, e em alguns casos, transtornos de ansiedade e depressão. Normalmente, o sofrimento psicológico, de alguma forma, acaba causando ou agravando uma doença física, por isso, uma pessoa que tem uma doença psicossomática, pode fazer várias consultas, com vários médicos sem conseguir identificar uma causa. Geralmente os sintomas intensificam quando a pessoa se encontra em situações de estresse e/ou pressão emocional.

Não existe uma causa única para o desenvolvimento de uma doença psicossomática. Seu desenvolvimento depende de como o seu psicológico e corpo interagem e reagem frente a certas situações da vida. O estresse, a raiva, a tristeza, a preocupação, o medo e o nervosismo são algumas das emoções que podem causar doenças psicossomáticas. Os pensamentos também são responsáveis, é através deles que nós alimentamos sentimentos e emoções. A pessoa ansiosa passa horas remoendo todos os detalhes negativos das interações e situações que viveu.

Geralmente, quando vivemos em uma rotina cheia de responsabilidades e inseguranças, o estresse se torna presente, a frustração, preocupação ou tristeza, faz o sentimento crescer até virar uma pressão psicológica difícil de suportar. Certamente, em algum momento da sua vida, você já vivenciou um nível grande de estresse, não é mesmo? Daí, surgem os sinais que atacam o físico. Esses problemas no corpo que têm relação direta com as emoções, ocorrem quando um conflito psíquico decorrente de uma fonte de estresse ultrapassa a capacidade habitual de tolerância, causando doenças psicossomáticas.


Saiba que o emocional também é capaz de causar problemas físicos. Acredite, eles são mais comuns do que podemos imaginar e, muitas vezes, passam desapercebidos pelas pessoas. Devido às diferenças fisiológicas individuais, cada pessoa pode reagir de um modo distinto mediante o mesmo estímulo. Desse modo, ainda que esses transtornos sigam um padrão semelhante, as manifestações individuais e a expressão dos sintomas podem provocar reações diversas. Todas essas características decorrem do poder da mente em se apegar exageradamente em pensamentos negativos.

O cérebro coordena as funções orgânicas:


As emoções ruins tornam o corpo doente, mesmo que sem motivo aparente. Sentimentos negativos, relações tóxicas, relacionamentos abusivos, rotina rígida, luto e insatisfação estão na origem de muitas doenças. Entenda que guardar sentimentos ruins é uma das maiores causas de doenças. É por isso que se livrar da raiva, rancor, tristeza e ressentimentos é tão importante para ter uma vida mais tranquila.

No dia a dia é possível perceber de forma mais clara essa relação sentimento/doença. Por exemplo, algumas pessoas quando ficam ansiosas têm diarreia ou vômito. Outras desenvolvem alergias em situações de estresse. É normal sentir-se mal de vez em quando em decorrência de eventos ruins. Mas quanto mais se alimenta as reclamações e pessimismo, mais fortes e dominantes as emoções negativas ficam. A inteligência emocional é uma competência muito importante para prevenir o surgimento de doenças psicossomáticas. A doença pode ser o resultado do desequilíbrio entre o corpo e a mente.

A mente influencia diretamente no nosso sistema imunológico, na produção das enzimas, anticorpos, hormônios e neurotransmissores. Toda essa química determina nosso bem-estar. Muitas vezes, você pode controlar excessivamente as emoções, e os sentimentos fazem com que gere ansiedade excessiva, tensão, angústia e pessimismo. Isso pode interferir no funcionamento dos órgãos, gerando doenças psicossomáticas. A maneira como sua vida está hoje é resultado direto das suas ações e pensamentos. Aprenda a transformar emoções desequilibradas em sentimentos mais tranquilos.

Com algumas pequenas atitudes e mudanças de pensamentos, é possível transformar sua vida e começar a viver com mais leveza, otimismo, tranquilidade e bom humor. Comece a cuidar do seu estado emocional para atingir o bem-estar. Às vezes, o problema que está enxergando é apenas uma situação qualquer que está sendo vista pelo lado negativo, e que poderia muito bem deixar para lá, ou permitir que ele passe sem causar prejuízo nenhum. Portanto, está nas suas mãos decidir se ele existe ou não.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA - CARTAS A UM JOVEM TERAPEUTA

ASSUMA UM COMPROMISSO COM VOCÊ MESMO!

VOCÊ É CAPAZ DE VIVER UMA TRANSFORMAÇÃO